Rossi: supersafra é resultado da união dos produtores e governo

Publicado em 08/04/2010 08:25
“A supersafra de grãos é fruto da união entre o trabalho do agricultor brasileiro e o apoio do governo à agricultura para o aumento da produção e manutenção do setor como um dos mais importantes na economia do País”, destacou, nessa quarta-feira (7), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, durante o anúncio do 7º levantamento da produção de grãos. A colheita estimada para a safra 2009/2010 é de 146,3 milhões de toneladas, a maior da história. 

O volume, de acordo com a pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é 1,5% superior à safra 2007/2008, a maior até então. Segundo o ministro, as possíveis dificuldades oriundas do excesso de produção poderão ser resolvidas. Para isso, Rossi aposta na armazenagem nas fazendas. Ele explicou que, recentemente, técnicos do Ministério da Agricultura e da Conab formularam proposta de financiamento a longo prazo, com juros subsidiados e carência para produtores que queiram adotar silos nos locais de produção. 

Essa falta de armazenagem nas áreas de plantio obriga o produtor a vender o produto imediatamente após a colheita, deixando-o vulnerável perante o mercado. “A proposta dá ao produtor um novo nível no mercado. Ele passa a ser controlador do seu momento de venda e um negociante em condições vantajosas para enfrentar os altos e baixos dos mercados de commodities”, avaliou. 

Comercialização - O ministro assegurou, ainda, o esforço do governo em manter a garantia de preços mínimos para apoio à comercialização, diante da safra recorde. “Vamos encontrar um norte seguro para que os agricultores se sintam confortáveis para aumentar a produção destinada ao consumo interno e à exportação”, concluiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

    A GRANDE SAFRA BRASILEIRA É GRAÇAS AOS PRODUTORES SEREM COMPETENTES E USAREM ALTA TECNOLOGIA E O TEMPO QUE ESTA CORRENDO BEM

    0