Previsões indicam aumento no consumo de produtos avícolas

Publicado em 14/04/2010 14:05
Nos próximos 10 anos, mais da metade do consumo total de carnes no Brasil, deve ultrapassar a margem de 46,8%, será de frango, restando à carne bovina a participação de 35,3% e à suína 14,6%. Esta é a conclusão de estudos realizados pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do Ministério da Agricultura. O órgão estima ainda para esse ano um consumo superior a 16,8 milhões de toneladas de carnes em geral (bovina, suína e de frango).  O maior volume será de carne de frango que até 2020, deve ter um crescimento anual de consumo na ordem de 3,23%, e de produção de 3,64%.

O crescimento do mercado interno - reflexo do bom desempenho da economia e que tem permitido maior acesso da população a mais produtos - é esperado pela Indústria Avícola Nacional, bem como a retomada nas exportações, alavancadas por países emergentes como a China e a Índia.  Porém o setor tem um desafio à frente: aumentar ainda mais a produção para atender à crescente demanda, e enfrentar a falta de mão de obra no setor frigorífico, atualmente o maior entrave ao crescimento do segmento. 

Para acompanhar este crescimento a Indústria Avícola Brasileira está se modernizando com a implantação de tecnologias capazes de agregar valor aos seus produtos.  A automação das suas linhas de produção tem sido o grande diferencial nos últimos anos. De acordo com Marcelo Machado, CEO da Marel Food Systems no MERCOSUL - multinacional especializada na fabricação de equipamentos de processamento inteligentes e de soluções para a indústria frigorífica – esta implantação de conceitos modernos aos frigoríficos de aves brasileiros teve início com a crescente escassez de mão de obra e deve se fortalecer com a necessidade de aumento da produção. “Os frigoríficos de aves do Brasil estão entre os mais produtivos do mundo, porém a automação interna não conseguiu alcançar o mesmo ritmo do aumento da produção’, afirma Machado. 

Para o executivo, a demora no avanço tecnológico do setor tem como resultado um fluxo de produção complexo e pouco eficiente comparado ao que já pode ser encontrado em outros países. “O Brasil ainda faz o emprego inadequado da mão de obra para o transporte interno de matéria prima entre um processo e outro”. Machado afirma que a manipulação excessiva aumenta os riscos do processo como um todo. Isso faz com que a indústria caminhe a passos curtos principalmente no que diz respeito às determinações da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) – sistema desenvolvido para garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor, justifica Machado. 

A APPCC é reconhecida por organismos internacionais como OMC (Organização Mundial do Comércio), FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e OMS (Organização Mundial de Saúde) e exigido pela Comunidade Européia a pelos Estados Unidos. Com a automação de algumas etapas do processo nas Indústrias Frigoríficas, é possível que o Brasil abra as portas para um mercado de exportação de carnes de aproximadamente US$ 20 bilhões. “Atualmente este mercado está fechado para nosso país, principalmente devido às barreiras sanitárias”. 

De acordo com Machado, apesar das deficiências da indústria, esta realidade não está longe. Hoje, o Brasil já conta com a automação nas etapas de processamento primário e os processos finais como cortes de porções, congelamento IQF e embalagem estão caminhando rapidamente. “O problema principal está no processamento secundário, onde toda a matéria prima resultante dos cortes primários é transportada por esteiras até os equipamentos automáticos de classificação, que por sua vez, pesam, classificam e distribuem os produtos”, afirma o CEO.  Ele explica que neste ponto se faz necessário um bom sistema integrado que conecte os sistemas de classificação às centrais de controle de produção. Desta forma, o fluxo 100% automatizado pode ser útil no transporte e no uso da matéria-prima, para que sejam embaladas em bandejas com peso fixo, preenchidos combos com produtos de tamanhos pré-selecionados ou ainda, direcionar a matéria-prima de um determinado tamanho para outras áreas de corte ou de processamento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avicultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário