Sadia concede aumento de 5% a 11% para integrados de Sta. Catarina

Publicado em 15/04/2010 16:57

Medidas concretas e imediatas para melhorar a rentabilidade dos avicultores foram anunciadas hoje, em comunicado conjunto distribuído pelo Sindicato Patronal dos Criadores de Aves do Estado de Santa Catarina (Sincravesc) e pela Sadia. A empresa - cujo sistema de integração envolve mais de 60% dos avicultores catarinenses - concedeu aumentos médios de 5% a 11% no preço-base dos animais (frango, peru e peruzinhos) e, ainda, assumiu 75% do custo do apanhe de aves que, antes, era dividido meio a meio com o produtor rural.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Acompanhe a íntegra do comunicado conjunto:

 

O Sindicato Patronal dos Criadores de Aves do Estado de Santa Catarina (Sincravesc), representante legal dos avicultores, e a Sadia vêm a público oferecer as seguintes

informações: O Sincravesc e a Sadia vêm, nos últimos anos, sustentando respeitoso e produtivo diálogo no âmbito do Comitê Paritário Criador/Indústria, criado em 2007, para a discussão e implementação de medidas destinadas a fortalecer o sistema de produção avícola industrial e elevar as condições de vida e trabalho dos avicultores catarinenses. Juntos, buscam todas as alternativas e oportunidades para construir a sustentabilidade da cadeia produtiva. Criador e indústria viveram, em 2009, um período de dificuldades em face da queda de consumo e depressão dos preços internacionais em consequência da crise financeira mundial e de outros fatores mercadológicos. A política cambial, por outro lado, com a sobrevalorização do real, derrubou a competitividade dos produtores brasileiros. No plano interno, o encarecimento das matérias-primas e novas exigências sanitárias e ambientais contribuíram para ampliar os prejuízos do setor. Como é de notório conhecimento, a gravidade desse período e de seus efeitos provocaram grande impacto na receita das empresas do setor. Como consequência houve encerramento de alguns turnos de produção em praticamente todas as indústrias de abate e processamento de aves do país. Mesmo nesse ambiente adverso, a Sadia manteve a remuneração pactuada e compensou financeiramente os criadores cujos aviários permaneceram ou ainda permanecem temporariamente fechados em razão da inevitável redução do volume de abates.

A boa notícia é que, em 2010, a redução dos custos dos elementos básicos da nutrição animal (milho e farelo de soja), o alinhamento de fatores macroeconômicos, a atuação das agroindústrias no mercado mundial e a otimização permanente dos processos produtivos tornaram possível iniciar um período de recuperação geral de preços dentro da longa cadeia da avicultura.

É preciso lembrar que os custos da avicultura brasileira, atualmente, se assemelham aos custos da avicultura de outros países produtores, como os Estados Unidos, e que este segmento trabalha com margens bastante reduzidas.

Por esta razão, é de responsabilidade de todos - empresa e parceiros-integrados - o incansável esforço para que seja possível produzir a custos competitivos e com qualidade diferenciada. Esse cenário de expectativas otimistas e de comprometimento mútuo permitiu à Sadia atender justa, reiterada e insistente reivindicação do Sincravesc para aumentar a renda dos produtores. Por isso, no último dia 12 de abril, os criadores receberam aumentos médios que vão de 5% a 11% no preço-base dos animais (frango, peru e peruzinhos). Somado a isso, a empresa está assumindo a maior parcela do custo de carregamento das aves, que até então era dividido meio a meio entre a empresa e o parceiro integrado. A partir de 12 de abril, a empresa passou a assumir 75% do custo do apanhe de aves. É necessário realçar que a empresa está pagando uma ajuda de custo aos produtores de peru que estão com intervalos acima dos 28 dias contratuais. Foi reduzida a densidade de alojamento para minimizar os intervalos, complementando a renda pela densidade não alojada (80% da ociosidade). O Sincravesc e a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) - com intensa participação da Sadia - estão cumprindo, desde 2009, uma agenda de trabalho orientada para o aperfeiçoamento do sistema de integração, adotado há 60 anos e que tem se mostrado um bem-sucedido modelo de parceria entre o campo e a agroindústria.

O Sincravesc e a Sadia reafirmam a importância da avicultura como atividade essencial para a economia nacional e local. Entendem que o sistema de produção avícola integrada é exitosa e deve ser mantida, pois, graças a ela, fortaleceu-se a economia dos municípios e fixou-se a família rural no campo, amenizando o êxodo rural. A avicultura é a melhor alternativa econômica para o pequeno produtor rural, constituindo um modelo copiado por outros países.

Entre as virtudes do sistema de produção integrada situam-se a estabilidade da renda do produtor, a garantia de comercialização, o fluxo de caixa constante e o acesso a financiamentos e tecnologia de ponta. Chapecó (SC),

15 de abril de 2010. SINCRAVESC, SADIA (AB)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sincravesc

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário