Casos de sucesso: exportação de manga, limão e banana são destaques da região norte de Minas

Publicado em 16/04/2010 13:21
Manga Madura Pronta para Consumo é o projeto de 30 produtores do norte de Minas reunidos para conquistar o mercado internacional, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Como a nossa região possui apenas três mil hectares para cultivar esse produto, decidimos apostar no diferencial”, disse o presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Dirceu Colares, na 32ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), em Montes Claros/MG.
Segundo o analista de Comércio Exterior do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Adilson Farias, para alcançar sucesso como esse é importante estar atento às fases da exportação: organização contratual, mercadológica, comercial, administrativa, aduaneira e financeira.
Limão - Cerca de 40% do limão produzido no norte da região é exportado. A área plantada passou de 240 hectares, em 2004, para 1.326, em 2009. Com o objetivo de expandir mercados, produtores participaram de missões em São Paulo e visitaram casas de embalagem, lavouras, buscaram compradores e conheceram mercados.
Banana - “Há 20 anos, o consumo de banana em São Paulo era 80% de nanica e 20% exótica. Hoje, 40% das frutas compradas no estado são prata, 40% nanica e 20% exótica. Um avanço”, comemorou Colares.
No norte de Minas são aplicadas apenas três pulverizações anuais de fungicidas na lavoura, contra 53 em países como Equador e Costa Rica. Isso demonstra a qualidade do produto brasileiro e a preocupação com o meio ambiente”, enfatizou o presidente da associação dos fruticultores.
O Seminário do Agronegócio em Montes Claros/MG reuniu 300 participantes entre produtores rurais, representantes de cooperativas, associações, sindicatos, agroindústrias, distribuidores, instituições de apoio ao agronegócio e potenciais exportadores do estado.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário