Produtores matogrossenses poderão renegociar dívidas agrícolas

Publicado em 16/04/2010 13:38
O prazo para adesão à renegociação e quitação das dívidas originárias de operações de crédito rural poderá ser prorrogado para até o dia 30 de novembro deste ano. A informação é do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que na quarta-feira (14) participou de uma audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),Wagner Rossi, a medida será posta em votação até o dia 27 deste mês. O último prazo para que a classe aderisse ao acordo terminou no dia 30 de novembro de 2009.

Se a emenda que determina a prorrogação da data for aprovada, os agricultores terão até o dia 20 de dezembro deste ano para quitar ou renegociar a dívida, que em Mato Grosso gira em torno de R$ 11 bilhões, conforme informações do gerente técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Tiago Mattosinho.

Goellner ressalta que também será votada uma emenda de sua autoria, que prorroga para o ano que vem as dívidas de investimento renegociadas até 2005 e de custeio revistas até 2007. Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, o endividamento agrícola no Estado se alastra porque o setor não tem boa infraestrutura para escoar sua produção, e consequentemente, gerar renda. Ele diz que a cobrança dos altos juros nas parcelas atrapalha a quitação dos débitos.
Fonte: A Gazeta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista
Agrishow 2024: Durante fórum da SRB, Secretaria de Agricultura ressalta importância do jovem no campo