Sorriso faz estudo sobre número de armazéns e espaço para estocagem

Publicado em 16/04/2010 13:43
O Sindicato Rural de Sorriso iniciou, esta semana, um levantamento para apurar o número de armazéns existente no município e a capacidade de cada um. O objetivo é saber o total de soja que ainda está estocado e projetar espaço para guardar o milho safrinha, que começa a ser colhido em três meses.

O presidente do sindicato, Elson Pozzobom, disse ao Só Notícias, que a capacidade de armazenagem é boa, nunca ficou grão a céu aberto. A falta de espaço se dá agora, porque a safra está estocada. Até existir mercado, devido a desvalorização, os produtores têm encontrado resistência para o escoamento. "Nesta semana até melhorou um pouco, deu uma reagida no preço da soja. Em abril, tivemos mais 5% da soja deixando os armazéns", disse.
Sorriso é o campeão brasileiro em produção de soja, nesta safra, foram cultivados 2 milhões (t). A previsão é de que 1,8 milhão toneladas, ainda estejam estocadas a espera de comercialização e escoamento.

Estima-se que no município há cerca de 180 armazéns, chamados de silos e graneleiros. "Neste levantamento, vamos saber quantos estão desativamos e quantos foram vendidos. O que dificulta estes dados, é que não conseguimos encontrar o dono para pegar as informações, já que ele ou está na lavoura, ou em outro local sem comunicação", contou.

Dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que Mato Grosso tem um déficit de 3,654 milhão de toneladas na capacidade de estocagem dos armazéns. O estado tem produção estimada em 28,4 milhões de toneladas, enquanto que a capacidade dos silos somam 24,746 milhões toneladas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário