MT: novo software ajudará na análise e comercialização agrícola

Publicado em 20/04/2010 13:22
Os produtores de soja e milho de Mato Grosso passarão a profissionalizar a análise e a tomada de decisão do seu negócio com o lançamento, nesta semana, do Sistema de Informações do Mercado do Centrogrãos (Sim), instituição ligada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato). O diretor da central de comercialização, João Birkhan, informa que a nova ferramenta, um software, vai interligar e sistematizar em um canal dados da produção, venda e notícia para os produtores sobre milho, soja em grão, farelo e óleo. "O que queremos com esse software é o produtor determinar quanto ele cobra pela soja, quanto vende, se historicamente é hora de vender, se ganha ou se perde".

Lançado há 3 anos, o centro está em linha com a informatização adotada pelas propriedades. Um dos motivos para a nova empreitada, diz, é justamente a atualização da base de informações. "Hoje Mato Grosso industrializa mais de 50% da produção de soja, consome farelo e óleo internamente. Então, a formação de preço mudou". Por 30 dias após o lançamento, a agricultor vai ter gratuidade para experimentar o sistema. Depois, ele vai pagar uma taxa mensal de uso pela consultoria (R$ 59,90). O diretor do Centrogrãos explica que o serviço é de qualidade e "nem comparado para quem quer tomar preço de mercado, que é 5 ou 6 vezes mais". A meta é atingir cerca de 50% dos cerca de 6 mil produtores de soja.

Na sua avaliação, o sistema vai propiciar um guia ao produtor para ele fazer um bom gerenciamento do seu negócio e comercialização da produção, de forma instantaneamente, no momento em que ocorre uma negociação na bolsa de Chicago, por exemplo, referência das transações da soja no mundo. A meta do Sim é atender prioritariamente agricultores com área abaixo de 2 mil hectares, embora estará disponível a todos. No futuro, diz, haverá disponibilização ao sistema de informações cotações de algodão e boi e as trocas de insumos que produtores fazem para plantio. O sistema vai reunir em uma plataforma para os agricultores o que é notícia e cotações relevantes, avisa diretor.

O produtor de Sinop, Antônio Luiz Galvan, informa que a atividade de produzir é um processo que atualmente envolve uma série de informações. E a rentabilidade, depende do uso que se faz desde o preparo da lavoura à venda. "Depende onde ele busca controlar custo para a lavoura, de como ele planta, se por financiamento ou com recurso próprio. O ideal é o produtor vender uma parte da safra aos poucos". Mais informações podem ser obtidas no www.centrograos.com.br
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Gazeta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário