Produtores de MT ganham um novo recurso tecnológico

Publicado em 20/04/2010 17:17
Os produtores de soja e milho de Mato Grosso passarão a profissionalizar a análise e a tomada de decisão do seu negócio com o lançamento, nesta semana, do Sistema de Informações do Mercado do Centrogrãos (Sim), instituição ligada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato). O diretor da central de comercialização, João Birkhan, informa que a nova ferramenta, um software, vai interligar e sistematizar em um canal dados da produção, venda e notícia para os produtores sobre milho, soja em grão, farelo e óleo. "O que queremos com esse software é o produtor determinar quanto ele cobra pela soja, quanto vende, se historicamente é hora de vender, se ganha ou se perde".

Lançado há 3 anos, o centro está em linha com a informatização adotada pelas propriedades. Um dos motivos para a nova empreitada, diz, é justamente a atualização da base de informações. "Hoje Mato Grosso industrializa mais de 50% da produção de soja, consome farelo e óleo internamente. Então, a formação de preço mudou". Por 30 dias após o lançamento, a agricultor vai ter gratuidade para experimentar o sistema. Depois, ele vai pagar uma taxa mensal de uso pela consultoria (R$ 59,90). O diretor do Centrogrãos explica que o serviço é de qualidade e "nem comparado para quem quer tomar preço de mercado, que é 5 ou 6 vezes mais". A meta é atingir cerca de 50% dos cerca de 6 mil produtores de soja.

Na sua avaliação, o sistema vai propiciar um guia ao produtor para ele fazer um bom gerenciamento do seu negócio e comercialização da produção, de forma instantaneamente, no momento em que ocorre uma negociação na bolsa de Chicago, por exemplo, referência das transações da soja no mundo. A meta do Sim é atender prioritariamente agricultores com área abaixo de 2 mil hectares, embora estará disponível a todos. No futuro, diz, haverá disponibilização ao sistema de informações cotações de algodão e boi e as trocas de insumos que produtores fazem para plantio. O sistema vai reunir em uma plataforma para os agricultores o que é notícia e cotações relevantes, avisa diretor.

O produtor de Sinop, Luiz Galvan, informa que a atividade de produzir é um processo que atualmente envolve uma série de informações. E a rentabilidade, depende do uso que se faz desde o preparo da lavoura à venda. "Depende onde ele busca controlar custo para a lavoura, de como ele planta, se por financiamento ou com recurso próprio. O ideal é o produtor vender uma parte da safra aos poucos". Mais informações podem ser obtidas no www.centrograos.com.br

Milho - O primeiro leilão do ano, que irá auxiliar a comercialização do milho mato-grossense da safra 2009/2010, deve ocorrer antes do início da colheita do grão, programada para junho. A afirmação é do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), José Maria dos Anjos. Sobre a modalidade dos leilões, Anjos destaca para o uso do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), que é a preferência dos produtores do Estado. Ele diz que a participação de Mato Grosso deve ultrapassar os 70%, índice obtido no ano passado quando 10 milhões de toneladas de milho no país foram ofertados por dos leilões.

Circuito- O cenário econômico e político que envolve as questões do agronegócio de Mato Grosso foram temas discutidos durante o lançamento do 5º Circuito Aprosoja. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira da Silva, o evento tem a iniciativa de mostrar ao produtor as perspectivas de mercado e de políticas governamentais para o setor.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Gazeta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário