Publicado zoneamento para amendoim em doze estados e Distrito Federal

Publicado em 22/04/2010 15:37

O Zoneamento de Risco Climático da safra 2010/2011 para a cultura do amendoim em São Paulo e Minas Gerais foi publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22), nas Portarias Nº 104 e 105. Já as Portarias Nº 93 a 103, divulgadas terça-feira (20), orientam o cultivo da oleaginosa no Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Sul e Tocantins.


O objetivo do estudo é identificar áreas aptas e períodos de semeadura com menor risco climático para o plantio do amendoim. Nota técnica, indicando tipos de solos, períodos de semeadura e relação dos municípios indicados para o cultivo acompanham as portarias.


O amendoim (Arachis hypogaea L.) adapta-se a diferentes climas, mas desenvolve-se melhor nos mais quentes. Temperaturas de 30°C, ou ligeiramente superiores, são as mais benéficas para a germinação, desenvolvimento e formação do óleo. Regiões muito úmidas ou com períodos de chuvas prolongados propiciam o aparecimento de doenças, além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário