Tempo seco provoca queimadas em MS
O tempo seco tem provocado queimadas em Corumbá, Mato Grosso do Sul. A média história de chuva em abril é de 80 milímetros. Mas, por enquanto, o índice não chega aos dez.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
A queimada que atingiu a propriedade consumiu mais de mil metros de vegetação. Foram quatro dias de trabalho para conter as chamas. Em Corumbá não chove há quase um mês. A estiagem chegou mais cedo.
A umidade relativa do ar tem ficado em torno dos 30% nos últimos dias fazendo com que parte da vegetação fique seca, o que facilita a incidência de queimadas na região. Todos esses fatores têm preocupado os produtores rurais pantaneiros.
Segundo o fazendeiro, a estiagem no Pantanal começa, geralmente, só no mês de julho. “É a primeira vez que eu estou vendo em abril o pasto deste jeito”, contou o agricultor José Eduardo Katurche.
Como forma de prevenção às queimadas na região um caminhão-pipa adaptado foi montado pelos peões para ajudar no combate às chamas. Além da bomba d’água e do reservatório, o equipamento também conta com abafadores. Todos os funcionários da fazenda foram treinados para o serviço. Com o tempo seco e as altas temperaturas da região, o jeito é ficar sempre atento. “O caminhão-pipa fica carregado e a gente em alerta”, disse o caseiro Jaime de Souza Lima.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do início do ano até agora já foram notificados 257 focos de queimadas em todo Mato Grosso do Sul. Desse total, quase a metade está em Corumbá.
0 comentário
Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF indicam caminhos para reduzir emissões
Caos Normativo: Ferramentas de apoio ao produtor gaúcho têm recursos insuficientes e mudanças frequentes
“É em anos difíceis que a agricultura regenerativa mostra seu potencial produtivo”, diz CEO de empresa
Faesp busca articulação em várias instâncias para amparar produtor frente a intempéries climáticas
Agoro Carbon Alliance, da Yara International, marca presença no Top Farmers 2024 com caso de sucesso da Fazenda Gravataí
Transição para incremento da produção de grãos na Bolívia começa pelas sementes tratadas