"Tropeço" na exportação brasileira de flores

Publicado em 29/04/2010 09:24
As exportações brasileiras de produtos da floricultura, categoria que inclui bulbos, mudas, flores e folhagens, registraram em 2009 a primeira queda desde o ano 2000. Segundo dados da Secex compilados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria da Agricultura de São Paulo, os embarques renderam US$ 31,5 milhões, 11,5% menos que em 2008.

Conforme análise do IEA, assinada pelos pesquisadores Ikuyo Kiyuna, José Alberto Angelo e Paulo José Coelho, contribuiu para a queda a redução dos preços de venda de todos os produtos. Com o dólar mais fraco, as importações aumentaram quase 42% em 2009 e, com a combinação, o saldo da balança da área caiu pela metade.

"Embora o cenário macroeconômico de recessão mundial possa ser mencionado como atenuante para o desempenho negativo do setor, há que se lembrar que o país ocupa somente 1% da fatia comercializada no mercado internacional de produtos da floricultura. ", diz a análise, que recomenda aos atores do segmento ouvir as recomendações técnicas de instituições como Sebrae e Ministério da Agricultura para que a curva de crescimento seja retomada.

As exportações representam apenas 5% da produção brasileira. Segundo o ministério, o segmento espera, em 2010, aumento de 10% em seu faturamento bruto total, para R$ 825 milhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário