Bolsas da Europa sobem com esperança sobre Grécia
As Bolsas de Valores europeias se recuperaram nesta quinta-feira depois das fortes quedas registradas nos últimos dois dias. Dados macroeconômicos encorajadores e esperanças de que a Grécia esteja mais perto de um acordo de resgate levaram os investidores a retornar às ações. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
O FTSEurofirst 300, índice das principais ações europeias, fechou em alta de 1,25%, a 1.070 pontos, depois de ter acumulado queda de 4,2% nas últimas duas sessões, quando os rebaixamentos de Grécia, Portugal e Espanha fizeram os mercados caírem no mundo todo.
Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,56%, a 5.617 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1%, para 6.144 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,42%, para 3.840 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,9%, para 21.695 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 2,69%, para 10.441 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em alta de 4,59%, para 7.339 pontos.
"Bons números corporativos estão ajudando o mercado. Os dados macroeconômicos subjacentes são positivos e, se você tiver preços de ações em declínio, você terá boas valorizações", disse Giuseppe-Guido Amato, estrategista da Lang & Schwarz em Frankfurt.
"As preocupações sobre a Grécia aliviaram em certa medida, mas o perigo é que haja novas notícias negativas de Portugal ou da Espanha. Isso [dívida soberana] é uma bomba-relógio e ninguém sabe quando seu cronômetro vai chegar a zero."
Bancos e BP
As ações do setor financeiro estiveram entre as que mais ganharam, com o STOXX Europe 600 subindo 2,4% e os bancos gregos avançando 13,1%.
Standard Chartered, HSBC, Barclays, Royal Bank of Scotland, BNP Paribas, Société Générale, Crédit Agricole e Natixis ganharam de 0,5 a 2,5%.
Os papéis da gigante do petróleo BP se desvalorizaram 7% após a companhia ter dito que o vazamento no Golfo do México está acontecendo a uma taxa cinco vezes maior do que o inicialmente estimado
0 comentário
Dia tem queda da arroba chegando ao boi China, café despencando em NY e vendas antecipadas do milho ganhando fôlego
Copacol paga R$ 261 milhões em sobras; maior da história da Cooperativa
Embalagens usadas de defensivos agrícolas são matéria prima para novas embalagens do setor
Comissão de Agricultura adia votação de projeto que susta desapropriação no RS
MDIC investiga possível dumping em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai
Nova bolsa de valores brasileira deve iniciar fase de testes no começo de 2025