Enipec 2010 discute desafios da produção pecuária
Com o tema Os Desafios de Quem Produz, o 6º Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010) começa hoje com a expectativa de que cerca de 3 mil pessoas participem. De acordo com o coordenador geral do evento, Luiz Carlos Meister, mais uma vez o Enipec coloca em pauta o desafio de discutir a realidade e as perspectivas das nove cadeias produtivas da pecuária de Mato Grosso. Segundo Maister, os principais temas discutidos serão sanidade, meio ambiente, mercado e tecnologia de produção. "É estratégico a escolha de grandes assuntos para a pauta da programação do evento, pois temos a tradição de escolher temas atuais objetivando auxiliar os produtores a tomar decisões".<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
O Enipec é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), e vai até 5 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal. A programação reúne quatro palestras magnas direcionadas ao público de forma geral com temas estratégicos para as nove cadeias produtivas da pecuária: bovinocultura de corte e de leite, avicultura, suinocultura, ovinocultura, caprinocultura, aquicultura, equideocultura e apicultura, além de 36 palestras setoriais com assuntos mais técnicos e segmentados.
Segundo o coordenador geral do Enipec, um dos temas de maior relevância neste ano será o novo Código Florestal Brasileiro, que traz grandes expectativas por parte da classe produtiva, já que promete atualizar um rol de leis que remontam a 1965 e que interferem diretamente na atividade produtiva. A escolha do tema é resultado do esforço da comissão organizadora em buscar junto à classe produtiva as principais demandas quanto à informação e qualificação.
O Enipec 2010 é promovido em co-realização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
O economista Ricardo Amorim, um dos apresentadores do programa Manhattan Connection, do canal GNT, irá ministrar a primeira palestra magna no dia 4 de maio, a partir das 8h, sobre Cenários para a Pecuária, em que apresentará os principais fundamentos da conjuntura macroeconômica na pecuária.
A programação técnica também programou 11 palestras sobre bovinocultura, sendo sete específicas ao segmento de corte e quatro ao leiteiro, o maior número da programação por segmento, uma vez que tem grande representatividade - Mato Grosso tem o maior rebanho de bovinos de corte do Brasil, com mais de 27 milhões de cabeças.
O coordenador do Enipec explica que foram ouvidas as necessidades de cada entidade representativa destes segmentos e que a programação foi elaborada em conjunto para que atenda aos pecuaristas.
Confira programação completa do evento no site: Programação ENIPEC 2010
0 comentário
Uso de biotecnologia impactou a produtividade da soja brasileira e novas pesquisas vão influenciar ainda mais nos próximos dez anos
Agro e Prosa Episódio 850 - Uma prosa boa com Luciano Pires, o LíderCast do Café Brasil
Incêndios e Agro: Impactos e Ações para o Produtor Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #142
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Boi gordo subindo de elevador
Faesp reitera importância de rever Decreto Federal nº 12.189/2024
Balança comercial brasileira tem superávit de US$5,4 bi em setembro e governo piora projeção para ano