Controle de resíduos: publicada norma de 2010 para produtos de origem animal

Publicado em 04/05/2010 08:31
O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) para carnes (bovina, aves, suína e equina), leite, mel, ovos e pescado de 2010, da Secretaria de Defesa Agropecuária, foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (3). A Instrução Normativa Nº 8 determina que as análises desses produtos sejam realizadas em laboratórios oficiais e credenciados na Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

A Coordenação de Controle de Resíduos e Contaminantes (CCRC) publica o PNCRC anualmente, com informações sobre a execução do programa, como as substâncias que serão monitoradas, os limites de tolerância e o número de amostras a serem coletadas.

“Seguindo o procedimento dos anos anteriores, o plano de controle de resíduos foi atualizado neste ano, após análise estatística dos resultados analíticos de 2009. A partir daí, foi delineado o plano de amostras para 2010. Também foram atualizados os limites máximos de resíduos para algumas substâncias que são monitoradas pelo plano”, explica o coordenador do PNCRC, Leandro Feijó.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%