CE: Seca Verde gera preocupação

Publicado em 07/05/2010 09:25
O atraso do Seguro Safra pode prejudicar mais ainda o agricultor que perder a sua safra em razão da estiagem.
A seca verde que avança no Estado, devido a estiagem e a inadimplência de 96 municípios cearenses em relação ao Seguro Safra. Ontem, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, os deputados Neto Nunes (PMDB), Rachel Marques (PT) e Nelson Martins (PT), líder do Governo, debateram o assunto.

Neto Nunes que é presidente da Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais da Casa informou que esteve reunido na última quarta-feira, com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, juntamente com representantes de órgãos como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), dentre outros, discutindo a situação da seca verde.

De acordo com o parlamentar, o ministro foi bem sensível ao problema no Estado, que segundo Neto Nunes, atinge não somente aos agricultores, mas também aos criadores. Além do ministro, a comissão também esteve reunida com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Alexandre Magno, a quem foram dirigidas duas reivindicações: baixar o preço do milho e reduzir a burocracia da Conab no cadastro dos animais.

Economia

Em relação ao milho o deputado Cirilo Pimenta (PSDB) destaca ser um problema sério. O tucano aponta que a economia rural cearense tem na sua sustentação maior duas atividades, a plantação do milho e gado de leite e, de acordo com ele, uma complementa a outra.

A deputada Rachel Marques (PT) informou que durante a audiência entre o governador Cid Gomes e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a seca verde também foi discutida. A parlamentar destaca que os sem-terra propuseram ações para gerarem renda e trabalho de maneira permanente para aqueles que vivem no campo, como os quintais produtivos, onde se cultiva horta e pomares. Segundo a parlamentar, o Governo Federal vai liberar R$ 20 milhões para esse projeto.

Mas além da seca verde, outra notícia chamou a atenção dos deputados, a inadimplência de 96 municípios do Estado, dos 172 que estão inscritos para receberem o Seguro Safra.

Nelson Martins, líder do Governo aponta que esse dado é preocupante, pois há no Ceará, 290 mil agricultores inscritos no Seguro Safra, e pela média de chuvas que tem caído no Interior cearense, tudo indica que teremos perda de safra superior a 50%, mas os agricultores só serão beneficiados se os municípios estiverem em dia com a contribuição para o seguro.

Fonte: Diário do Nordeste

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%