Encontro internacional reúne especialistas em marcas de qualidade
Publicado em 07/05/2010 16:59
O Seminário Internacional sobre Marcas de Qualidade – Instrumentos de Política de Valorização de Produtos Agropecuários será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio, em São Paulo/SP. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de políticas e programas de agregação de valor aos produtos agropecuários e promover a melhoria de sua qualidade, em países da América Latina e Caribe.
Os países europeus participantes já adotam medidas de certificação e valorização dos produtos agroalimentares. De acordo com a coordenadora de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Bivanilda Tápias, o encontro, primeiro no gênero, será uma oportunidade de aproveitar a experiência europeia na promoção do desenvolvimento social e econômico da região onde estes produtos estão inseridos.
Bivanilda acrescenta que o intercâmbio de informações entre os participantes do seminário vai proporcionar a definição de estratégias para marcas de qualidade dos produtos agropecuários. “As marcas representam compromisso com o comprador, já que certificam a procedência do produto, o “saber fazer” e a região da produção. Promovem a fidelização do consumidor”, afirmou.
O encontro, promovido pelos ministérios da Agricultura brasileiro e do Meio Ambiente, Meio Rural e Pesca espanhol, conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Comunidade Européia e Governo Francês.
Os países europeus participantes já adotam medidas de certificação e valorização dos produtos agroalimentares. De acordo com a coordenadora de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Bivanilda Tápias, o encontro, primeiro no gênero, será uma oportunidade de aproveitar a experiência europeia na promoção do desenvolvimento social e econômico da região onde estes produtos estão inseridos.
Bivanilda acrescenta que o intercâmbio de informações entre os participantes do seminário vai proporcionar a definição de estratégias para marcas de qualidade dos produtos agropecuários. “As marcas representam compromisso com o comprador, já que certificam a procedência do produto, o “saber fazer” e a região da produção. Promovem a fidelização do consumidor”, afirmou.
O encontro, promovido pelos ministérios da Agricultura brasileiro e do Meio Ambiente, Meio Rural e Pesca espanhol, conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Comunidade Européia e Governo Francês.
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Fonte:
MAPA
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