Brasil e África: semelhanças e oportunidades de negócios marcam cooperação

Publicado em 10/05/2010 17:37
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, enfatizou nesta segunda-feira (10), que Brasil e África têm similaridades que favorecem a cooperação em agricultura e pecuária, como as semelhanças de biomas, oportunidades de negócios e visão de futuro comum. Arraes está neste momento com mais de 40 delegações africanas, em encontro que faz parte da programação do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que começou na  manhã desta segunda-feira (10), no Palácio do Itamaraty, e segue até quinta-feira (13).
O presidente da empresa fez uma exposição sobre o panorama da agricultura brasileira e mostrou números como o terceiro lugar no ranking de exportação mundial e o ganho de produtividade da atividade desde a década de 90, quando a safra de grãos subiu de 57,9 milhões de toneladas para 147 milhões, aumentando apenas 10% da área ocupada.
Arraes ressaltou que há muitas possibilidades de estreitar a cooperação com o continente, exemplo disso são as pesquisas com algodão em Mali e Burkina Faso. Porém, ele afirmou que são fundamentais os investimentos dos governos locais em ciência e tecnologia. “O Brasil atualmente aplica 1% do PIB em pesquisa e tem 78 acordos bilaterais com 56 países e outros 20 acordos multilaterais”, pontuou o presidente da Embrapa.
Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas