Falta de chuva na PA prejudica desenvolvimento das safras

Publicado em 11/05/2010 08:43
O mês de maio é época em que as plantações de feijão, algodão e milho no alto sertão da Paraíba já estariam quase prontas para a colheita. Mas devido às poucas chuvas esta não é uma realidade para a maioria das propriedades da região.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado, as precipitações na região não foram suficientes para garantir o desenvolvimento da safra.

A agricultora Maria de Fátima Melo mora no município de Souza, um dos mais prejudicados com a estiagem. As chuvas, desde o início do ano, não passaram dos 300 milímetros. Com isso, a plantação de milho ficou comprometida.

O agricultor Everaldo Lopes foi outro que investiu nas plantações de milho, feijão e capim. Mas, depois de perder por duas vezes o que plantou por causa da falta de chuva, ele acabou desistindo.

“Se a gente quiser comer uma canjica teremos de comprar na região de irrigação”, disse seu Everaldo.

Tanto em Souza como em outras 12 cidades do alto sertão do Estado o índice de perda da produção deste ano está acima de 80%. Diante dessa situação, a Emater elaborou um laudo com as condições das famílias que dependem da agricultura para sobreviver. O documento deve ser entregue ao Ministério de Desenvolvimento Agrário ainda este mês para que sejam tomadas as providências.

“Vai haver um convênio das prefeituras com a Emater para que sejam dados os laudos destes produtores. E será encaminhado. Com certeza, eles receberão o Seguro Safra”, avisou Tiburtino Cartaxo, agrônomo da Emater.

Para os agricultores receberem o seguro o município precisa comprovar perdas acima de 50% na produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário