Cogeração e mecanização garantem mais eficiência

Publicado em 13/05/2010 08:31
O mito de que o ganho de escala é condição essencial para a continuidade em um setor, como o sucroalcooleiro, vem sendo aos poucos derrubado por médias usinas, que conseguem ganhar eficiência com o porte que dispõem. São usinas que estão investindo em cogeração de energia e mecanização, duas importantes fontes de renda e de economia, respectivamente.

"As usinas começam a investir em aumento de capital, se alavancam, e deixam de lado pontos importantes de ganhos de eficiência", explica Luiz Gustavo Corrêa, sócio da FG Agro, consultoria com sede em Ribeirão Preto (SP). Ele calcula que somente a cogeração é responsável por um terço da geração de caixa das usinas. "Já com a mecanização da lavoura, a economia com o corte, colheita e carregamento, é equivalente a um sexto da geração de caixa".

Segundo dados da Conab, de 2008, 89% do bagaço de cana no Brasil são destinados à cogeração de energia. "Importante lembrar que o custo financeiro para crescer em produção de açúcar e álcool é maior do que o de cogeração, que tem linhas de crédito com taxas de juros mais atrativas", acrescenta Corrêa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário