Portaria de apoio à comercialização é bem recebida pelo mercado

Publicado em 13/05/2010 12:04
O estado do Mato Grosso parece ter recebido bem as novas regras da portaria interministerial de apoio à comercialização de milho, arroz e feijão por meio de leilões. As normas devem garantir o recebimento do preço mínimo por parte dos produtores. Os representantes do mercado no MT são importantes para estabelecer a transparência nas transações.

Segundo o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, o setor está aguardando a publicação do edital da Conab, que deve sair no próximo dia 19, e os leilões podem acontecer nas últimas semanas de maio. Além disso, Silveira diz também que aguarda uma decisão do governo quanto ao número de regiões para a precificação dos prêmios dos leilões de milho em Mato Grosso. Hoje, existem três e a Aprosoja reivindica seis. No entanto, as autoridades devem criar cinco regiões, atendendo parte das necessidades mato-grossenses.

Com a publicação da portaria, um dos objetivos do governo é fazer com que o pagamento dos prêmios de subvenção para o escoamento da safra chegue mais próximos da realidade. Baseado nessa portaria, o PEP, que até então era definido por um valor médio de regiões,  referente ao frete passará a ser calculado de acordo com o destino da carga. O cálculo antigo, no entanto, não era eficiente, tampouco apropriado, pois o preço pago por distâncias muito diferentes eram, quase sempre, os mesmos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário