Sindicato Rural de Lucas vai ajudar na mobilização para adesão ao CAR

Publicado em 13/05/2010 13:47
O presidente do Sindicato Rural Patronal de Lucas do Rio Verde, Julio Cinpak avaliou como positiva a visita do secretário de estado do Meio Ambiente ao município nesta quarta-feira (12.05), Alexander Torres Maia, após encontros com autoridades locais reuniu-se com cerca de 100 produtores rurais da região. A reunião realizada no auditório da Faculdade La Salle teve como objetivo discutir com agricultores de Lucas do Rio Verde e região pontos importantes do programa estadual de licenciamento ambiental, o MT Legal.

Para o presidente do Sindicato Rural, a reunião com o secretário serviu para que os produtores tirassem duvidas em relação ao Programa de Regularização Ambiental. “O secretário demonstrou segurança e interesse em sanar as duvidas que ainda existem entre os agricultores, em especial em relação a aplicação de multas”.

Cinpak disse que a parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Prefeitura de Cuiabá, Sindicato Rural e a organização não governamental TNC, de promover uma grande mobilizaçao entre os produtores rurais para viabilizar a adesão ao Cadastramento Ambiental Rural, o CAR vai facilitar a adesão ao programa. “Já nos próximos dias estaremos visitando os produtores e, a expectativa é de que até o final deste mês estejamos, contratando engenheiros florestais, se for necessário, no sentido de fazermos um grande mutirão nesse sentido”.

Segundo o presidente do sindicato, a grande preocupação dos proprietários rurais é que o Programa tem um prazo para o cadastramento que termina no dia 13 de novembro deste ano.

MT LEGAL

O Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural, o MT Legal,  foi criado para promover a regularização ambiental dos imóveis rurais, permitindo um maior controle do uso dos recursos ambientais. O Programa funciona por meio de três instrumentos: o Licenciamento Ambiental, o uso de tecnologias de controle via imagens de satélite e a fiscalização das atividades desenvolvidas nas propriedades rurais. Dessa forma, será possível, cada vez mais, conciliar o desenvolvimento econômico e social com a conservação do meio ambiente.

O MT Legal permite também que os proprietários ou possuidores de imóveis que tenham desmatado até dezembro de 2007 ajustem sua conduta por meio de Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, no curso do processo de licenciamento ambiental, sem que sejam autuados.

Para outras informações sobre o programa, está disponível no site da Sema, www.sema.mt.gov.br, um link para a cartilha do MT Legal.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agro MT em Foco

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário