A PATACOADA DO ACORDO COM O IRÃ

Publicado em 17/05/2010 16:12
Por Reinaldo Azevedo


Como se afirmou aqui desde o princípio, estava claro que o Brasil e a Turquia conseguiriam “convencer” o governo do Irã. O país aceita agora um acordo nos mesmos termos que havia rejeitado antes: entrega urânio enriquecido a 3% e recebe de volta enriquecido a 20%. Pronto! O mundo pode dormir em paz?

Pois é.  O IRÃ ANUNCIOU QUE CONTINUARÁ A ENRIQUECER URÂNIO A 20% EM SEU PRÓPRIO PAÍS. O que isso quer dizer objetivamente? Que aqueles 120 quilos a 3% — que, segundo o combinado, serão trocados pelos enriquecido a 20% — não são todo o urânio de que dispõe o país. Assim, o seu programa nuclear continua na mesma toada, coberto pelo sigilo de sempre.

Lula é um dos “culpados úteis” dessa história. Ahmadinejad pode festejar. Por quê?  Ganhou tempo. A partir de agora, fica mais difícil para os Estados Unidos defenderem as sanções. Parecerá intransigência. Esse é o resultado parcial da entrada de Lula — com a ajuda da Turquia — como ator global: deixar o Irã mais perto da bomba. E, como lembrou Diogo, o nosso Chamberlain voltará coberto de glórias.

Aliás, uma frase de Churchill entrou para a história quando os primeiros-ministros da Grã-Bretanha e da França — respectivamente, Chamberlain e Daladier — celebraram o Pacto de Monique com Hitler, em 1938: “Entre a desonra e a guerra, escolheram a desonra, e terão a guerra”.

fio_sep_horizontal_485.gif
fio_sep_horizontal_3px.gif

Agora a pesquisa Sensus…

Ô festejo demorado, né? Hoje, foi o Sensus que divulgou a pesquisa que faz para a Confederação Nacional dos Transportes. José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) aparecem empatados, com a petista numericamente na frente: 35,7% a 33,2%, com margem de erro de 2,2 pontos. Há pouco mais de um mês, o Sensus apontou Dilma com 32,4%, e Serra com 32,7%. Há um novo fator de ajuste na praça: os nanicos. Os números acima valem quando eles aparecem no levantamento. Listados apenas Serra, Dilma e Marina, o tucano ainda aparece com ligeira vantagem: 37,8% a 37%. No segundo turno,  Dilma teria 41,8%, e Serra, 40,5%. O que isso quer dizer? Que todos os lados dessa disputa devem esperar as pesquisas Datafolha e Ibope. Só isso. Dados os números anteriores do Sensus e o período em que foi feito este levantamento, eu apostava numa “vantagem” maior para Dilma Mandela.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Reinaldo Azevedo (VEJA)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário