Brasil e Itália se unem na produção de alimentos orgânicos

Publicado em 18/05/2010 11:22
Dando continuidade a parceria de cooperação tecnológica e de produção, formalizada em 2009 pela BioBrasil - Associação Brasileira de Orgânicos e FederBio - Federação Italiana de Agricultura Biológica e Biodinâmica, a Itália chega ao Brasil com nove representantes, entre empresários e entidades para participar da Bio Brazil Fair 2010.

O acordo, prevê a aproximação dos países no setor dos alimentos orgânicos, através de transferência de tecnologia, certificações e normativas da Itália para o Brasil.
 
Hoje, a Itália, possui mais de dois milhões de hectares de área cultivada, tornando-se o 5º maior produtor e 1º maior exportador de orgânicos no mundo. A principal região produtora é o sul do país (Sicilia, Puglia, Calábria), onde se concentram 42% das empresas produtoras.  
 
Com a tendência dos orgânicos ganharem cada vez mais mercado, a Itália aposta nas iniciativas de promoção da agricultura orgânica, bem como de seus mais famosos produtos como: conservas, massas, molhos de tomate, bolos, pães, sucos, vinhos, frutas secas, entre outros.
 
A produção e o consumo de alimentos orgânicos na atualidade resgatam uma prática antiga da história da humanidade. Hoje, os orgânicos (originados da agricultura familiar e cooperativas) são produzidos dentro dos conceitos de produção orgânica, agro ecológica ou sócio biodiversidade e são utilizados por consumidores no mundo inteiro, refletindo a busca pela saúde e pela proteção ambiental.

Dentro desta tendência, o Ministério do Desenvolvimento Econômico, o ICE- Instituto Italiano de Comércio Exterior e a Federbio - Federação Italiana de Agricultura Orgânica e Biodinâmica, dão continuidade às atividades, entre Brasil e Itália, implementando ações de apoio à promoção do consumo de orgânicos. Segundo o diretor do ICE no Brasil, Giovanni Sacchi, este acordo já se antecipa às exigências da sociedade contemporânea por alimentos saudáveis, que combinam sabor e saúde. "A idéia é compartilhar tecnologia, já que o modelo de produção italiano atende às características do Brasil, além de promover o comércio bilateral."

Serviço

Nos dias 20 e 21 de maio acontece em São Paulo, no Ibirapuera, o 6º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável. O módulo Brasil Itália: Oportunidades de Colaboração Comercial e Produtiva na Agricultura Orgânica acontece no primeiro dia, das 16h30 às 18h00, no auditório principal do prédio da Bienal, piso térreo, rua 5/R.

Pavilhão Italiano - ICE/FEDERBIO
Biobrazil Fair - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Data: de 20 a 23 de Maio de 2010 – das 11h00 às 20h00
Local: Bienal do Ibirapuera, São Paulo - SP - Brasil

Com informações da assessoria de imprensa

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário