MT: capacidade para produção de mel deve ser ampliada

Publicado em 20/05/2010 14:17
A produção de mel em Mato Grosso está prestes a ganhar novo local de beneficiamento com capacidade de ampliar a produção de 40 toneladas por ano, registrados em 2009, para 60 toneladas por mês, localizada em Nova Conquista D"Oeste. A obra é uma realização da Cooperativa de Apicultores do Mato Grosso (Coapismat) e irá ampliar o mercado de mel mato-grossense para outros Estados. A previsão é inaugurar ainda este ano. Atualmente, 85% da produção é comprada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a distribuição na merenda escolar e nem mesmo o mercado local é atendido por falta de oferta.

A presidente da Coapismat, Marilene Silva, conta que a criação da cooperativa veio da necessidade de organização para comercialização, como o certificado de inspeção da Vigilância Sanitária. "Os produtores se associam em suas regiões e depois integram a cooperativa. Assim, a produção passa a ser beneficiada e eles recebem o certificado", detalha Marilene Silva. Além da falta de espaço, outro fator que impossibilita a comercialização para outros Estados é falta de um certificado federal de inspeção, que deve ser conquistado com a inauguração da nova sede.

O destino da produção também poderá ser diversificado. Segundo Marilene Silva, a produção no Estado ainda é voltada somente para o mel puro, sem adição de substâncias e a finalidade é estrita ao consumo alimentar devido à falta de estrutura para ampliar a produção. Marilene também conta que já houve interesse de fabricantes de alimentos em adotar a matéria-prima na composição de seus produtos, mas que não puderam atender a solicitação. "Ainda não atingimos este mercado, mas contatos comerciais já foram feitos com a gente".

E o diferenciado mercado do mel pode ser conhecido no Congresso Brasileiro de Apicultura que ocorre Cuiabá até sábado (22). Sorvetes, aulas de gastronomia com o uso do mel, centro de beleza, demonstração da fabricação de mel, tudo reunido para apresentar a versatilidade do produto. A esteticista Márcia Naiser é professora do Senai e diz que utiliza produtos à base de mel no tratamento de pele porque possuem efeitos antiséptico, hidratante, rejuvenescedor e nutritivo. "Não produzimos os produtos utilizados nas aplicações, porém compramos de empresas que utilizam o mel na composição de seus cremes", conta Márcia. Apesar de não fabricar os próprios cosméticos, durante o Congresso foi feita uma parceria e a esteticista está utilizando o mel e a argila para aplicar nos visitantes.

E em meio a tantas abelhas e doces, surge dentro do evento uma Oca. São os produtores indígenas da região do Xingu que apresentam sua produção a partir do criação de abelhas sem ferrões. O indígena Yumuirana Yawalapitimehinai informa que na sua aldeia, Yawalapitimehinai, a produção média é de 80 kg por mês e que há 4 anos eles mantêm contratos comerciais com associações da mesma região. O cultivo entre os indígenas é feito a partir de 50 ninhos. O 18º Congresso Brasileiro de Apicultura, em Cuiabá, que reúne cerca de 2,5 mil expositores de todo o país. A expectativa é que 10 mil pessoas passem pelo Centro de Eventos do Pantanal.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Gazeta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário