Produtores paulistas que apostaram na safrinha enfrentam problemas

Publicado em 20/05/2010 14:21
Produtores que apostaram na plantação do milho safrinha, no oeste de São Paulo, estão enfrentando problemas com a ferrugem. A chuva e as baixas temperaturas favoreceram a proliferação do fungo.

Em todo Vale do Paranapanema este ano foram plantados cerca de 95 mil hectares de milho safrinha. Doenças como a ferrugem do milho encontraram clima ideal para contaminar as lavouras.

“É um fungo que está no ambiente e como o clima está muito favorável ao desenvolvimento dela, ela coloniza parte da folha causando prejuízo no enchimento de grãos da planta. Ela reduz drasticamente a produtividade do milho”, explicou o agrônomo Dênis Cimonetti.

O agricultor Hubert Sheffknecht plantou 80 hectares de milho safrinha na propriedade em Pedrinhas Paulista. A ferrugem já infestou praticamente toda a lavoura. Ele afirmou que do jeito que está não compensa mais usar fungicida e a queda na produção deve chegar a dez sacas de milho por hectare.

“Não compensa investir mais porque não tem seguro e o preço do milho é muito ruim”, falou Sheffknecht.

Com a planta já grande a pulverização com tratores fica praticamente impossível. Por isso, muitos produtores buscam uma solução que vem de cima.

O custo para pulverizar a lavoura é alto. Sai em média de R$ 28 por hectare. O agricultor Dirceu Parmegiani plantou nesta safra mais de 170 hectares de milho safrinha. Depois de fazer os cálculos decidiu contratar o serviço da empresa que faz a pulverização. Se tudo der certo, ele deve colher 65 sacas do grão por hectare plantado.

A previsão é que o Estado de São Paulo produza 750 mil toneladas de milho na safrinha.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário