Governo da Bahia trabalha para que chineses invistam no setor de pesca baiano

Publicado em 21/05/2010 09:16
Especialistas em pesca oceânica, criação e beneficiamento de peixes, empresários chineses virão à Bahia nos próximos meses, a convite do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, para confirmar in loco as potencialidades e vantagens de investir no setor na Bahia. Esse foi um dos frutos das rodadas de negócios realizadas nesta quinta-feira, em Shandong, pela missão da agropecuária baiana à República Popular da China. Estado-irmão da Bahia, Shandong tem 3 mil quilômetros de costa e a tradição de formar os melhores mestres de pesca do país.

“Estamos negociando as possibilidades de investimentos e parcerias para a exploração da pesca e beneficiamento do pescado”, disse Salles, lembrando que a Bahia terá dois terminais pesqueiros, em Salvador e em Ilhéus. De acordo com Salles, a comitiva da pesca chinesa à Bahia será formada por pesquisadores, empresários do setor e do governo chinês.

Durante a tarde de quinta-feira, o secretário Eduardo Salles e o superintendente de Política do Agronegócio, Jairo Vaz, apresentaram a investidores, agropecuaristas, agroindustriais e governo chinês, em Shandong, uma visão detalhada do Estado da Bahia com sua infraestrutura, vantagens, potencialidades e oportunidades de investimentos específicas em cada cadeia do setor agropecuário. As apresentações e os folders distribuídos, em português, inglês e mandarim chamaram a atenção e ganharam elogios. “Nunca vi tanto profissionalismo numa missão. É muito difícil encontrar tanta capacidade”, afirmou Cesar Yu, gestor da Agência de Promoção à Exportação na China, (Apex).

Além da pesca na Bahia, os empresários chineses demonstraram interesses nos setores de grãos, carnes e algodão. A maior trading de algodão do mundo foi convidada para vir à Bahia, e iniciou conversações com a missão baiana sobre a implantação de indústrias têxteis na Bahia e se mostrou interessado em comprar algodão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal Feira Hoje

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário