Prazo para contribuição sindical termina na próxima segunda-feira

Publicado em 21/05/2010 17:31
Termina na próxima segunda-feira (24/5) o prazo para que produtores rurais pessoas físicas paguem a Contribuição Sindical Rural 2010. O tributo é aplicável a proprietários, possuidores, arrendatários ou usuários de imóveis rurais com área superior a dois módulos rurais, independentemente de filiação a sindicato rural e de ter ou não empregados e que tenham atividade econômica rural. Também devem fazer este pagamento os proprietários rurais que possuam mais de um imóvel rural, desde que o total das áreas supere dois módulos na região.

Pela regra, a data final para quitar a cobrança é sempre no dia 22 de maio. No entanto, como neste ano o prazo final será no sábado, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira. O pagamento deve ser feito em qualquer agência bancária, em parcela única.
Após o vencimento, o produtor rural deve procurar as agências do Banco do Brasil até 90 dias depois do prazo limite. No caso de atraso no pagamento, é aplicada multa de 10% nos primeiros 30 dias mais 2% por mês subseqüente, juros de mora de 1% ao mês e atualização monetária. Quem não efetuar está sujeito a penalidades como exclusão de processos licitatórios, não obtenção de registros ou licenças para funcionamentos ou renovação de atividades para os estabelecimentos agropecuários, e nulidade de atos praticados.

A contribuição é um tributo obrigatório, previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e regulamentado pelo Decreto nº 1.166/1971. Conforme determina o artigo 589 da CLT, 5% dos recursos obtidos vão para a CNA. O restante é destinado aos sindicatos rurais (60%), federações (15%) e Ministério do Trabalho (20%).
Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom dia Agro 29/04/24 - O que há de mais relevante na agricultura e no agronegócio
Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024