Mapa participa da 2ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária

Publicado em 26/05/2010 13:43
A importância da defesa agropecuária para assegurar a qualidade e inocuidade dos alimentos que chegam ao consumidor será debatida na 2ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, no período de 26 a 29 de maio, em Belo Horizonte/MG. Durante o encontro, serão abordados, ainda, assuntos sobre saúde animal, sanidade vegetal, apoio laboratorial, inovações tecnológicas, capacitação para o setor e correta utilização de insumos.
A abertura oficial será nesta quinta-feira (27), às 9 horas, com a presença do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Jardim. Na ocasião, o secretário participa do debate do painel: Se Queremos ser o Número 1 em Agronegócio, Temos que ser Também o Número 1 em Defesa Agropecuária. “Essa será a oportunidade de manifestarmo-nos sobre uma filosofia de trabalho mais próxima aos anseios dos produtores, em geral em relação à Defesa Agropecuária, sem perdermos de vista os aspectos da sustentabilidade, de justiça social e a necessidade de cumprimento dos aspectos legais, um dos objetos de nossa missão”, ressalta.
Às 14 horas do dia 27, o diretor de Programas da Área Vegetal, José Guilherme Leal, apresentará a palestra Mais Ciência, Mais Tecnologia - Programa da Secretaria de Defesa Agropecuária/Mapa e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para Fomento à Pesquisa Voltada ao Setor. “Vamos ressaltar as contribuições da pesquisa para o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Defesa Agropecuária”, enfatiza Leal.
No sábado (29), o coordenador de Sistemas de Rastreabilidade do Ministério da Agricultura, Naor Luna, apresentará, às 8 horas, as propostas do novo Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e da Lei de Rastreabilidade.
O evento é uma parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). O público-alvo são fiscais federais agropecuários, pesquisadores, produtores rurais, empresários do agronegócio, extensionistas, representantes de entidades de classe, exportadores, importadores, docentes e pós-graduandos. (Kelly Beltrão)
          Serviço:
          2ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária
          Data: 26 a 29 de maio (quarta a sábado)
          Hora: 9h às 18h
          Local: Expominas - Avenida Amazonas 6.030, Bairro Gameleira – Belo Horizonte/MG
          Mais informações: Kelly Beltrão - Assessora de Imprensa
          (61) 9983-4190
Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%