Cassel libera recursos para ampliação de frigorífico de cooperativa

Publicado em 27/05/2010 10:56


Em Dionísio Cerqueira o ministro Guilherme Cassel anuncia a liberação de R$ 1,2 milhão para a reestruturação da cadeia produtiva das aves , beneficiando projetos de assentamento da Região Oeste de Santa Catarina. Os recursos, provenientes do Programa Terra Sol do Incra, serão aplicados na reestruturação da fábrica de ração e ampliação do abatedouro do frigorífico de frangos da Cooperunião, formada por agricultores assentados do PA Tracutinga, no município de Dionísio Cerqueira (SC). Com a ampliação o frigorifico passará a ter uma capacidade de abate de 1 mil frangos/dia.

Desde 1998, a Cooperunião possui um sistema de produção de frango de corte que é composto por uma fábrica de ração, abatedouro e 12 núcleos de criação com capacidade de alojamento e abate de duas mil aves/dia. Porém, para tornar essa cadeia mais rentável, e portanto viável economicamente, é necessário a adaptação e melhorias em todo o processo. Diante disso, foi desenvolvido um projeto para o Programa Terra Sol com esse objetivo.

Além dos assentados do PA Tracuitinga, os investimentos vão beneficiar diretamente 470 famílias de 15 assentamentos da Região Oeste de Santa Catarina. Entre as melhorias que serão realizadas com os recursos, está a compra de novos equipamentos, propiciando seu funcionamento oito horas por dia, a adaptação da fábrica de ração segundo normas da vigilância sanitária, além de incentivos para a produção de aves por agricultores assentados da região.

Criado em 1988, o PA Tracutinga possui 60 famílias e, desde o seu início, optou pela produção de forma coletiva. Hoje, está totalmente estruturado, produzindo, entre outras coisas, leite, hortifrutigranjeiros, milho e peixes, além de comercializar frango congelado com a marca Terra Viva em todo o estado. Para suprir a agroindústria, estão instalados também 12 aviários no assentamento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MDA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário