Marco Aurélio Garcia minimiza disputa de Brasil e Argentina em importações de alimentos

Publicado em 27/05/2010 13:19

O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República Marco Aurélio Garcia minimizou nesta quinta-feira a disputa entre Brasil e Argentina em torno das licenças não automáticas de importação de alimentos. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O Brasil se queixa do retardo do governo do país vizinho na concessão das licenças de importação, o que afeta vários setores e mais especialmente o de alimentos nos últimos dias --caminhões têm ficado esperando por dias na fronteira por uma autorização. Pelas regras da OMC, as licenças não podem demorar mais de 60.

"Nossa briga com a argentina só tem consistência no futebol. Foi uma medida isolada de um funcionário de segundo escalão [da aduana argentina]", disse.

Segundo ele, o problema poderá ser revolvido facilmente pela via da negociação e não há clima de "disputa" --muito menos de "guerra" ou "guerrilha"-- entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner, que deverão tratar do assunto em breve.

O Brasil ameaça reagir diante da posição argentina e atrasar a entrada de produtos do país vizinho. Garcia não descarta uma retaliação, mas diz que, se ela ocorrer, será pontual e não afetará os fortes laços de cooperação entre os dois países.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário