Campanha nacional vai estimular consumo de mel no Pará
A campanha nacional "Meu Dia pede Mel" será lançada no Pará neste sábado (29), durante a Feira do Empreendedor, que acontece no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O objetivo é estimular o consumo de mel em todo o país, como alimento natural saudável e de alto valor nutricional.
A campanha é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Banco do Brasil. No Pará, terá o apoio da Federação Paraense dos Apicultores (Fapic).
O Estado do Pará foi destaque no XVIII Congresso Nacional de Apicultura, maior evento setorial do país, realizado no último fim de semana em Cuiabá (Mato Grosso). O estande paraense foi um dos mais visitados na maior feira de mel da América do Sul.
Durante o evento, o Pará foi premiado por ter levado a maior delegação, com 110 produtores, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA) também recebeu prêmio pela realização do Programa de Georreferenciamento Apícola, além de ser escolhido para sediar o Congresso Nacional de Apicultores de 2014.
A delegação paraense apresentou a logomarca que mostra o Ver-o-Peso e a bandeira estilizada do Pará na forma de colméia, com a qual concorreu e venceu dos Estados do Ceará e Pernambuco a disputa para realizar em Belém o próximo Congresso Nacional. A cidade sede do evento é escolhida com antecedência de quatro anos. Em 2012, o congresso, que acontece a cada dois anos, será em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Qualidades - O mel é alimento de alta qualidade e valor energético, podendo apresentar variações de cor, sabor e aroma, de acordo com as diferentes floradas que o originaram. Poderá se tornar pastoso e formar cristais sem perder suas qualidades e propriedades originais.
Alimento riquíssimo, o mel tem sais minerais e substâncias antioxidantes e antimicrobianas. Por suas ações adstringentes e suavizantes é muito usado na indústria de cosméticos para nutrir e fortalecer a pele e os cabelos, podendo ainda ser usado como adoçante natural.
No Pará, a produção de mel cresceu mais de 3.000% nos últimos sete anos, passando de 200 para 3 mil apicultores, que hoje produzem 1.100 toneladas, a maior produção da região amazônica. Além do mel, a produção de pólen começa a ganhar espaço no mercado paraense.
0 comentário
Com 3.064 animais e R$ 22,8 milhões em negócios, 61ª Expo Rio Preto SICREDI encerra com números expressivos
"Maioria substancial" do Fed apoiou corte de 0,50 p.p. em setembro, mostra ata
Institutos de pesquisa da APTA abrem as portas na Semana da Ciência
Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso recebe ex-presidente da Espanha em encontro com empresários
Ibraoliva: Questões da olivicultura passarão a ser debatidas em nível nacional
As certificações florestal e agrícola podem ser o primeiro passo para o cumprimento dos requisitos da EUDR