Chuvas em maio beneficiam pastagens no Sul do país

Publicado em 28/05/2010 07:04

As chuvas que atingiram este mês a região Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e o sul de Mato Grosso do Sul elevaram os teores de umidade do solo para níveis de até 80%, o que favorece o desenvolvimento das pastagens e garante uma boa alimentação para as criações.

Em outras áreas, como nos estados de Mato Grosso e Goiás e na região noroeste de São Paulo, há locais que já sofrem com a estiagem há mais de 60 dias. Nelas, os pastos já dão sinais de degradação e o gado começam a perder peso.

Entretanto, as lavouras de girassol, milho, sorgo e cana forrageira estão com boa massa verde e altas taxas de conversão nutriente-proteína, devido às boas chuvas ocorridas nos meses de fevereiro a março. São uma boa alternativa para utilizar na produção de silagem e garantir uma alimentação suplementar das criações, de modo a manter uma dieta saudável aos animais.

Pela próxima semana, o tempo não mudará muito. Mas os produtores e criadores do Sul devem se preparar para a chegada de uma massa de ar polar que avança sobre a região. Entre os dias 1 e 3 de junho, ela pode causar geadas nas regiões de pastagem, comprometendo a qualidade das plantas e, por consequência, a nutrição dos animais.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsa reduz previsão de safra de milho da Argentina
Pesquisadora desmistifica pecuária como vilã do efeito estufa e exalta sustentabilidade da atividade
StoneX eleva previsão de safra de milho do Brasil para 125,6 mi t
Com cenário desafiador atual das safras de soja e milho, é cada vez mais urgente a gestão eficiente da propriedade rural
Justiça eleitoral determina remoção de vídeo em que Lula pede votos a Boulos no Dia do Trabalhador