Chuvas em maio beneficiam pastagens no Sul do país

Publicado em 28/05/2010 07:04

As chuvas que atingiram este mês a região Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e o sul de Mato Grosso do Sul elevaram os teores de umidade do solo para níveis de até 80%, o que favorece o desenvolvimento das pastagens e garante uma boa alimentação para as criações.

Em outras áreas, como nos estados de Mato Grosso e Goiás e na região noroeste de São Paulo, há locais que já sofrem com a estiagem há mais de 60 dias. Nelas, os pastos já dão sinais de degradação e o gado começam a perder peso.

Entretanto, as lavouras de girassol, milho, sorgo e cana forrageira estão com boa massa verde e altas taxas de conversão nutriente-proteína, devido às boas chuvas ocorridas nos meses de fevereiro a março. São uma boa alternativa para utilizar na produção de silagem e garantir uma alimentação suplementar das criações, de modo a manter uma dieta saudável aos animais.

Pela próxima semana, o tempo não mudará muito. Mas os produtores e criadores do Sul devem se preparar para a chegada de uma massa de ar polar que avança sobre a região. Entre os dias 1 e 3 de junho, ela pode causar geadas nas regiões de pastagem, comprometendo a qualidade das plantas e, por consequência, a nutrição dos animais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário