Água na produção animal

Publicado em 28/05/2010 13:17

A água é tão ou mais importante que a ração na produção de frangos de corte e galinhas de postura. Estima-se que a cada quilo de ração de consumida seja disponibilizado de 2 a 3 litros de água potável. Por isso, o uso de cisternas para armazenagem de água<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

As cisternas são uma excelente alternativa a qualquer produtor, já que possibilitam armazenar água da chuva que podem ser utilizadas em períodos de escassez. “Com água da chuva pode-se substituir parte da água utilizada na propriedade”, destaca Levino Bassi, da Embrapa Suínos e Aves.

Captada e armazenada em cisternas ela pode ser utilizada na limpeza das instalações, clorada, pode ser utilizada na alimentação dos animais.

O sistema apresentado pela Embrapa Suínos e Aves, em parceria com a Fornari Indústria, de Concórdia (SC), consiste na captação da água da chuva instalado em um telhado. A água passa por um sistema de filtragem simples, que retira as impurezas visíveis, passando por uma filtragem bruta e chegando a cisterna para armazenagem. “No site da Embrapa Suínos e Aves temos material que mostra o dimensionamento das cisternas de acordo o tamanho da produção de aves e suínos da propriedade”, destaca.

Caso a água seja utilizada para consumo humano e animal, ela ainda passa por um sistema de cloração. O apresentado na feira, desenvolvido pela Fornari, custa em torno de R$ 150 e utiliza pastilhas de cloro para o tratamento. Ele possui regulagem, que possibilita o ajuste na concentração de cloro na água.

Segundo o técnico da Fornari, Gilmar Campagnolo, o custo do sistema depende de fatores como, a capacidade de armazenamento, o tamanho do telhado e o volume de chuvas da região. O equipamento, com conexões em PVC, tem um custo baixo. Um sistema para armazenar 20 mil litros de água sai por R$ 7 mil.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrolink

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário