Demanda por fertilizantes confirma previsão e cresce

Publicado em 31/05/2010 07:15
A demanda brasileira por fertilizantes confirmou as expectativas e se recuperou no primeiro trimestre, embalada pelas compras direcionadas às culturas de inverno e por antecipações de aquisições já visando ao plantio da próxima safra de verão de grãos (2010/11), cujo plantio terá início em setembro.

Empresas como a Heringer já chamavam a atenção para as antecipações, sobretudo por parte de produtores de soja, que no início do ano estavam com uma relação de troca favorável para comprar adubos. Esta relação piorou, e o movimento já perdeu fôlego nas últimas semanas.

Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), as entregas de fertilizantes das misturadoras às revendas no país somaram 4,479 milhões de toneladas no primeiro trimestre, 10,4% mais que em igual intervalo de 2009. As misturadoras compram matérias-primas e fazem o produto final, e a Heringer, que prevê alta de 5% na demanda total anual, é uma das líderes nesse mercado.

Conforme os dados da Anda, a retomada da demanda estimulou um salto de 26,4% da produção nacional de janeiro a março, para 2,046 milhões, e a disparada das importações - que aumentaram 205,9% na mesma comparação, para 2,452 milhões de toneladas. E o ritmo segue firme. No porto de Paranaguá (PR), foi o mês de abril mais movimentado dos últimos oito anos.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COP do Financiamento: Posicionamento do Agro para a COP29 | Ouça o Agro CNA/Senar #140
Agro e Prosa Episódio 840 - A importância das vitaminas na pecuária
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Aprovação do PL Combustível do Futuro e a alta no mercado de açúcar
AgroMKT Summit reúne mais de 35 especialistas de comunicação e marketing para o agro em Goiânia/GO
Aprimoração de líderes tem estado entre os principais focos das empresas do agro brasileiro
ABMRA comemora recorde de público na 16ª edição do Congresso de Marketing no ano em que comemora 45 anos