Exportação de soja do Brasil bate recorde para maio

Publicado em 01/06/2010 17:31

As exportações de soja do Brasil atingiram em maio um recorde para o mês de 5,69 milhões de toneladas, apagando a melhor marca para o período registrada no ano passado, quando o país exportou 4,68 milhões de toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta terça-feira.

Em abril, o país exportou 4,91 milhões de toneladas de soja em grão, também um recorde mensal.

As exportações de maio, entretanto, ainda ficaram abaixo do recorde histórico para todos os meses, obtido em junho de 2009, quando o país exportou 6,17 milhões de toneladas.

O Brasil, segundo produtor e exportador mundial de soja atrás dos Estados Unidos, colheu uma safra recorde em 2009/10, oficialmente estimada em 67,9 milhões de toneladas, e tem contado com uma boa demanda externa, especialmente da China, o maior importador global.

As exportações de soja, o principal produto da pauta de exportação agrícola do Brasil, devem somar um recorde de 29 milhões de toneladas neste ano, segundo a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), contra 28,5 milhões em 2009.

Em maio, as vendas externas do grão geraram divisas de 2,08 bilhões de dólares, contra 1,79 bilhão de dólares em abril e ante 1,72 bilhão de dólares em maio de 2009.

Os embarques de farelo de soja também cresceram para 1,49 milhão de toneladas, ante 1,43 milhão de toneladas em maio de 2009. Em abril, o Brasil exportou 1,12 milhão de toneladas de farelo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Globo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário