PUBLICIDADE

Com três vídeos provocativos, o Ministério Público Federal no Pará lançou uma campanha pelo consumo "consciente" da carne.

Nas peças, que devem ser veiculadas na televisão, são apresentadas três receitas: o "picadinho de trabalho escravo", o "filé de lavagem de dinheiro" e o "churrasco de desmatamento".

No segundo vídeo, por exemplo, o narrador diz, enquanto o prato é preparado: "Pegue o filé que vem das fazendas ilegais de gado, tempere com dinheiro suspeito. Pode usar laranjas também, fica gostoso".

"Aí você pega um pouco de sonegação fiscal, que está aqui, escondidinha, e passe bem na carne. Não deixe ninguém ver a receita: é segredo", afirma a voz.

Já o "picadinho de trabalho escravo", diz o narrador, deixa o espectador "morrendo de fome, que nem os trabalhadores escravos".

Ações

Há um ano, o MPF no Pará abriu um pacote de ações contra pecuaristas e frigoríficos suspeitos de criarem e de comprarem gado de fazendas desmatadas ilegalmente na Amazônia.

Ao ameaçar quem comprasse a carne ou os subprodutos destes animais de ser corresponsabilizado por crime ambiental, fez com que os principais varejistas do país deixassem de adquirir a carne do Estado.

O embargo só foi suspenso depois da assinatura de acordos com empresas e produtores, para regularizar o setor.

Veja o vídeo