Com safra crescente, produção sobrecarrega os silos e barracões há uma década

Publicado em 08/06/2010 07:30
O armazém público de Ponta Grossa é um exemplo emblemático da importância da armazenagem para o agronegócio. Mas, sozinho, não consegue resolver os problemas enfrentados neste braço do agronegócio, historicamente deficitário. Há uma década, o Brasil – e o Paraná – produz mais grãos do que consegue guardar. O déficit absoluto é de 13,4 milhões de toneladas no país e de 5,1 milhões no estado. Os dados consideram armazéns graneleiros e silos convencionais para estocagem de produtos ensacados, como feijão.

Conforme dados da Com­­panhia Nacional de Abasteci­­mento (Conab), a rede de armazenagem brasileira, com capacidade para 133,5 milhões de toneladas, comporta 91% da safra nacional, estimada em 146,9 milhões de toneladas. O índice é de 83% no Paraná, que tem capacidade para estocar 25,5 milhões e produz 30,6 milhões de toneladas de grãos. A meta é sempre poder armazenar mais de uma safra.

Quem compara a capacidade estática de armazenamento com a produção anual de grãos pode chegar à conclusão, equivocada, de que a rede nacional de armazenagem é suficiente para abrigar totalmente os principais produtos. Os números, no entanto, não revelam fatores importantes, como a defasagem tecnológica ou a má distribuição dos armazéns, concentrados em Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

A rede nacional de estocagem foi superavitária durante a maior parte dos anos 90, mas entrou em defasagem na década seguinte. O divisor de águas foi o ano 2000, quando a produção brasileira de grãos ultrapassou, pela primeira vez, a marca das 100 milhões de toneladas. A capacidade estática de armazenamento do país permaneceu estagnada na casa da s 80 milhões de toneladas e só alcançou o terceiro dígito três anos depois. De lá para cá, a produção nacional cresceu 77%, mas a rede de estocagem aumentou 52%.

Situação semelhante viveu o Paraná, que passou de superavitário para deficitário depois que a produção estadual superou 20 milhões de toneladas, também em 2000. Em dez anos, a safra paranaense cresceu 95%, mas a capacidade de armazenagem aumentou apenas 46% no período. A maior rede de armazéns pertence às cooperativas, com investimentos nas regiões mais problemáticas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário