Ministério Público quer proibir uso de agrotóxico no País

Publicado em 10/06/2010 08:20
O Ministério Público Federal ingressou nesta semana com uma ação civil pública, com pedido de liminar, contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, para proibir o uso do agrotóxico Endossulfan no Brasil, por ter constatado supostos danos que causa à saúde humana. Banido em 60 países, de acordo com a ação, o produto é usado no País principalmente nas plantações de cacau, café, cana-de-açúcar e soja. A Anvisa informou que concorda com a proibição, mas depende de outros órgãos, a exemplo do Ministério da Agricultura.

Representante das empresas que utilizam o produto, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindag) está analisando como vai reagir à ação para impedir prejuízos aos produtores que empregam a substância. "Os produtores de café estão apreensivos porque não há um substituto a altura", afirmou José Roberto das Ros, vice-presidente do Sindag.

Em caso de descumprimento, o MP pede fixação de multa diária de R$ 15 mil, revertida para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. A ação afirma que o Endossulfam está associado ao aparecimento de câncer e a distúrbios hormonais. No texto, a Agência é acusada de não haver tomado medidas para cancelar o registro do produto no País, mesmo depois de ter constatado os riscos de intoxicação pelo ingrediente ativo Endossulfan. Procurada, a Anvisa informou que começou a reavaliar esse e mais 14 agrotóxicos desde 2008. Mas foi impedida de prosseguir por causa de ações judiciais movidas pela Sindag.

A respeito disso, o vice-presidente do sindicato comentou que as ações contra a Anvisa visaram assegurar o direito de contraditório das empresas em relação às afirmações feitas pelo órgão. Também declarou que, em audiência pública sobre o assunto, realizada na Câmara, por iniciativa do deputado Albelardo Lupion (DEM-PR), foi concluído que a Anvisa precisa ouvir os produtores e comprovar cientificamente os danos que possam ser causados à saúde. "É preciso agir com a razão e não com emoção", afirmou Ros.

A Anvisa também informou que o cancelamento do produto envolve o Ministério da Agricultura e o Ibama. Mas, na ação, o Ministério Público requer a suspensão de informes de avaliação toxicológica do agrotóxico pela Anvisa para impedir a comercialização do produto no País. "Não há razão para tanta demora na adoção de ações que garantam o fim do uso do produto no País", argumenta Carlos Henrique Martins Lima, Procurador da República.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário