Bahia Farm Show supera expectativas e movimenta mais de R$ 300 milhões

Publicado em 10/06/2010 09:40
A safra recorde de grãos do oeste da Bahia e o bom momento da economia brasileira só confirmaram o sucesso esperado para a edição 2010 da Bahia Farm Show – Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, realizada entre 1º e 05 de junho, em Luís Eduardo Magalhães/BA. As negociações durante os cinco dias do evento somaram R$ 316 milhões, o que superou todas as expectativas, registrando um crescimento de 47,6% em relação ao movimentado em 2009. O público também foi maior: mais de 38,5 mil pessoas visitaram a feira, aumento de 20% em comparação com a edição passada.

“A feira foi um sucesso. Sem dúvida, foi a melhor de todas as seis edições realizadas até hoje, em todos os aspectos”, diz Alex Rasia, diretor executivo da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), uma das entidades organizadoras do evento. Além dos negócios, Rasia também destaca a evolução da estrutura do parque de exposições. “Algumas vias foram pavimentadas, houve melhoria nas redes hidráulica e elétrica e também trabalhos de paisagismo na praça central.” A feira reuniu 150 expositores e a programação contou com 17 palestras.

Outro ponto forte desta edição, ressaltado pelo diretor executivo da Aiba, foi possibilitar o encontro dos produtores com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, que também visitou a Bahia Farm Show. “Os produtores puderam debater os problemas do milho com o ministro.” Ele lembrou que um dia antes da visita de Rossi ao evento, houve a primeira reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Grãos, que na oportunidade entregou ao ministro propostas para a sustentabilidade da cultura do milho na  Bahia. Foram sugeridas sete ações estratégicas para aumentar a competitividade da cultura, sendo cinco de curto prazo e duas de longo prazo.

Também marcaram presença na Bahia Farm Show o governador Jaques Wagner, os secretários da Agricultura, Eduardo Salles, da Casa Civil, Eva Chiavon; de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia; o superintendente do IBAMA na Bahia, Célio Costa Pinto; entre outros deputados, senadores e políticos de legendas diversas.

2011 – A Bahia Farm Show 2010 mal acabou e já começaram as compras de área para a próxima edição, que ocorrerá entre 31 de maio e 4 de junho de 2011. O primeiro contrato de compra foi firmado com a empresa Turfal, que desenvolve insumos agrícolas biotecnológicos, como inoculantes, inseticidas e fungicidas, produzidos à base de microorganismos encontrados na própria natureza. De acordo com Rasia, outros quatro contratos para o ano que vem já foram assinados, e a procura está grande. “Muitos expositores querem dobrar suas áreas no evento, mas só podemos fazer isso após um planejamento para a ampliação”, afirmou.
  
Área para crescer não vai faltar, segundo Rasia. “A praça de exposições que temos hoje ocupa apenas 100 mil metros quadrados, de um total de 2 milhões de metros quadrados do Complexo Bahia Farm Show, que abriga ainda o Centro de Pesquisa e Tecnologia Agrícola do Oeste da Bahia – CPTO, da instituição privada de pesquisa Fundação Bahia.

A Bahia Farm Show é promovida pela Aiba, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Bahia Farm Show

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Andre Ruete Ayusso Luis Eduardo Magalhães - BA

    Uma Feira excelente em todos os aspectos.

    Os produtores puderam conferir de perto as novidades em tecnologia e políticas de desenvolvimento fundamentais para o setor.

    0