Colheita mecanizada é até 50% mais barata do que a manual

Publicado em 11/06/2010 08:39 e atualizado em 11/06/2010 09:29
Com a valorização dos trabalhadores rurais e a oferta de máquinas, colheita mecanizada é bem mais barata do que mão-de-obra Muito se discute ainda sobre a mecanização das lavouras brasileiras. Alguns críticos dizem que as máquinas expulsam os trabalhadores rurais e custam caro para os pequenos produtores, mas esse argumento econômico não é mais verdadeiro, pelo menos para a cultura do café. Com o aumento da escolarização do trabalhador rural, maior valorização da mão-de-obra e, ao mesmo tempo, um crescimento muito grande na oferta de máquinas, o que provoca concorrência e queda de preços, a mecanização da colheita acabou ficando mais barata do que pagar pela colheita manual. — Nós estamos vivendo um fato novo e mais intenso, que é a valorização do homem do campo, porque houve uma valorização efetiva do salário mínimo, a escolaridade da população está aumentando e estes trabalhadores rurais que vão se qualificando procuram serviços diferenciados ao invés de simplesmente trabalhar na roça, com serviço braçal. Anualmente, o preço da mão-de-obra vem subindo e o da mecanização é justamente o contrário. Cada vez são mais máquinas que estão no mercado, o que gera a concorrência. O custo da mecanização é 30% a 50% menor do que a mão-de-obra — explica o professor Fábio Moreira da Silva, da Universidade Federal de Lavras.

As colhedoras automotrizes estão custando entre R$ 450 mil e R$ 500 mil, o que não é um preço barato. No entanto, para compensar o trabalho destas máquinas seriam necessários muitos trabalhadores e, nas atuais condições, o salário deles ao longo do tempo seria até 50% maior do que comprar uma colhedora. Atualmente, além dos benefícios já conhecidos do uso das máquinas como a maior rapidez, a mecanização se tornou uma necessidade porque não há mão-de-obra suficiente para colher todo o café produzido no Brasil.

— Hoje, a mecanização basicamente se resume a atender à produção porque a mão-de-obra para atender à colheita do café está cada vez mais escassa na região. O sul de Minas deve colher em torno de 12 milhões de sacas de café e não existe um contingente de mão-de-obra, hoje, para colher todo este volume de produção. A mecanização tem sido o aporte do produtor para resolver essa questão de colheita — diz o professor.

Silva será um dos palestrantes e organizador do Simpósio Mecanização da lavoura Cafeeira, que acontece na Expocafé 2010, dia 15 de junho, na cidade de Três Pontas, em Minas Gerais. Durante o evento, ele vai falar sobre o processo de mecanização da colheita do café, que é relativamente novo na região, e explicar especialmente a colheita seletiva, em que se colhe apenas café cereja.

— Nós temos trabalhado com colheita seletiva, retirando preferencialmente os frutos cereja, o que implica em maior qualidade do café colhido e passando a colhedora duas vezes na lavoura. Para cada uma destas operações de passada desta colhedora existe uma regulagem específica da máquina, como existe também o momento certo de entrar com a colhedora fazendo essa colheita seletiva. Divulgamos este trabalho há mais de cinco anos e já existem alguns produtores trabalhando com isso. Os produtores devem estar atentos à regulagem de pressão, velocidade, agressão das varetas, número e posição das varetas.

Existem dois tipos de máquinas para se fazer a colheita do café mecanizada: as portáteis para solos com maior declividade e as tracionadas para solos com declividade abaixo de 15%. O professor lembra que para uma boa colheita funcionar os produtores precisam estar atentos a todo o processo de plantio, desde a escolha das variedades e, principalmente, os cuidados de manejo. Ele diz que, para a colheita mecanizada do café, o espaçamento entre plantas deve ser de 0,6 a 0,8 metros, o espaçamento entrelinhas mínimo de 3,60 metros, também se deve fazer um manejo do mato passando roçadora e trincha, deixar o solo mais uniformizado possível e deixar todo o atrito triturado para facilitar depois as operações de recolhimento do café do chão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Portal Dia de Campo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário