Maior cooperativa dos EUA vai importar fertilizantes por Paranaguá

Publicado em 15/06/2010 09:56
A CHS, maior cooperativa dos Estados Unidos, atuante no setor de grãos, fertilizantes, alimentos e energia (petróleo e etanol), com 1,5 mil cooperativas associadas e mais de 350 mil produtores envolvidos, iniciou suas operações de importação no Brasil nesta semana, pelo Porto de Paranaguá. O grupo, que já exporta soja e milho pelo terminal paranaense, deve movimentar produtos para fabricação de adubos e abastecer os mercados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Listada como a quinta trading (negociante) do mundo em volume de grãos, a empresa norte-americana respondeu por sete milhões de toneladas de fertilizantes utilizados nos EUA em 2009. Para se ter ideia do que isto significa, o valor representa quase 38% do total importado pelo Brasil no período: cerca de 22 milhões de toneladas.

Segundo o diretor da CHS em Fertilizantes e Insumos Agrícolas (Barter), Sérgio Argenteri, a escolha pelo Porto de Paranaguá foi considerada estratégica para a cooperativa, já que o terminal é o principal portão de entrada deste tipo de produtos no país. “Conhecemos a característica graneleira de Paranaguá, que é principalmente voltado ao agronegócio, e entendemos que este é um ponto chave para nossa atuação no Brasil. O mercado brasileiro está em crescimento e hoje 70% dos fertilizantes usados no Brasil são importados”, relatou.

As vantagens tarifárias e logísticas oferecidas no Paraná foram essenciais para atrair os novos usuários. “O Porto oferece uma melhor relação custo - beneficio, inclusive na infraestrutura de retroárea, necessária para depois que o produto desembarca. São armazéns, vias de acesso e modais rodoviários e ferroviários integrados, inclusive permitindo o frete de retorno, quando o caminhão vem com os grãos para exportação e volta com o adubo importado”, disse a coordenadora da execução do projeto de importação de fertilizantes da CHS, Andréa Leamari.

Otimismo - Quatro empresas operam com fertilizantes no Porto de Paranaguá: Harbor, Rocha Top, Forte Solo e Fospar. A expectativa é de que até o final de 2010 sejam movimentados sete milhões de toneladas de produtos como ureia, cloreto de potássio e nitratos. “A vinda de uma empresa de grande porte, considerada um gigante no setor, mostra que o mercado está aquecido, recuperado da crise mundial e promete mais crescimento”, analisou Valmor Felipeto, diretor da Harbor.

“Esta aposta no Porto de Paranaguá mostra que os investimentos feitos nos últimos anos são bem vistos no mundo todo e que as melhorias têm impacto direto e significativo nos negócios e na economia do Estado do Paraná”, completa ele.

Desde janeiro, até a última semana, foram movimentados mais de dois milhões de toneladas de fertilizantes pelo Porto de Paranaguá. O número é mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2009, quando foram importadas 800 mil toneladas do produto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado do PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário