Agrotóxicos são essenciais para a agricultura brasileira, diz associação
Para Daher, a mídia e alguns órgãos reguladores deveriam ajudar a fornecer instruções corretas para o uso desses produtos, mas acabam deixado a população alarmada. “Discordo dramaticamente da posição de colocar os defensivos como grande fator gerador de problemas para a saúde ou o meio ambiente.”
Ele defende que toda a tecnologia deve ser usada a favor da agricultura brasileira, com o objetivo de aumentar a produção e o grau de competitividade do produto nacional.
Daher afirmou que os defensivos são utilizados no agronegócio como um todo, incluindo a produção orgânica. O diretor destacou que os agrotóxicos estão sujeitos à aprovação do Ministério da Agricultura, o que comprova a capacidade agronômica; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para verificação da toxicologia; e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para análise de caráter ambiental.
“Isso é pouco percebido pela opinião pública”, disse Daher. Ele destacou que a pouca percepção pode ser explicada pela discussão em torno da terminologia dos produtos, chamados também de “veneno” pelos trabalhadores que os aplicam nas plantações.
O diretor reconheceu que há riscos quando o defensivo é aplicado em excesso ou por uma pessoa inabilitada, que não segue as indicações do rótulo nem cumpre as normas de segurança.
Daher informou que a indústria de defensivos agrícolas vem realizando um trabalho de orientação, treinamento e capacitação, para que ocorram menos problemas. Ele advertiu que é preciso respeitar o período mínimo de três dias de após a aplicação do produto antes de colocar os alimentos à venda no mercado, como medida de precaução.
Segundo o diretor, a exigência de tríplice regulamentação acaba, muitas vezes, atrasando o registro de novos produtos mais eficientes e com menor toxicidade.
0 comentário
Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF indicam caminhos para reduzir emissões
Caos Normativo: Ferramentas de apoio ao produtor gaúcho têm recursos insuficientes e mudanças frequentes
“É em anos difíceis que a agricultura regenerativa mostra seu potencial produtivo”, diz CEO de empresa
Faesp busca articulação em várias instâncias para amparar produtor frente a intempéries climáticas
Agoro Carbon Alliance, da Yara International, marca presença no Top Farmers 2024 com caso de sucesso da Fazenda Gravataí
Transição para incremento da produção de grãos na Bolívia começa pelas sementes tratadas