Setor produtivo de MT reclama do rigor das lei trabalhistas

Publicado em 23/06/2010 13:24
Entidades do setor produtivo mato-grossense expressaram, ontem, para representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, preocupação com o excesso de notificações emitidas no Estado. Segundo o diretor administrativo e financeiro da Famato, Nelson Piccoli, as atuais exigências da lei trabalhista previstas na Norma Regulamentadora 31 (Segurança e Saúde no Trabalho) são demasiadas e complexas, fazendo com que muitos produtores incorram em irregularidade. “Nosso objetivo é mostrar a real situação vivida no campo e informar o produtor, que tem sido constantemente notificado, sobre as adequações da legislação. Para isso é fundamental a contribuição da Superintendência Regional do Trabalho”.

A assessora jurídica da Famato Elisete Araújo explica que a NR-31 é de 2005 e contém 250 itens a serem rigorosamente seguidos. "As regras são homogêneas e em sua maioria não condizem com a realidade do campo. Isso torna difícil sua compreensão e impraticável sua execução”.

“Para solucionar este problema setor rural tem desenvolvido ações proativas no sentido de orientar os produtores e trabalhadores quanto ao bem-estar no ambiente de trabalho no campo”, ressaltou o gerente técnico Tiago Mattosinho.

É o caso do programa Mãos que Trabalham, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), que visa subsidiar o produtor in loco. Ao todo serão 45 educadores responsáveis pela disseminação das informações. “O programa é de caráter educativo e preventivo. O intuito é favorecer a autoestima, a eficiência profissional e o progresso social e econômico rural", salientou o coordenador de programas e projetos especiais, Marciel Becker.

Na ocasião os agropecuaristas solicitaram a criação de um Fórum de Discussões, como já acontece no setor da construção civil. Participaram ainda da reunião representantes da Aprosoja, do Sindicato Rural e Secretaria de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, e dos departamentos técnico e jurídico da Famato.

Eles estiveram reunidos na sede da Famato, em Cuiabá.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário