25º Seminário Cooplantio aborda Agrossustentabilidade e Liderança Mundial

Publicado em 30/06/2010 14:34 225 exibições

O 25º Seminário Cooplantio inicia-se hoje, dia 30 de junho em Gramado, na serra gaúcha, com o painel "Agrossustentabilidade e Liderança Mundial" - que também é o tema do evento. Luiz Antonio Pinazza, diretor da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), e Rosemeire dos Santos, superintendente técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) serão os painelistas.
Para Pinazza, o Brasil deve tirar partido do fato de não existir conflito entre agrossustentabilidade e liderança mundial no agronegócio. "Pelo contrário, há uma complementaridade entre eles", frisa. "Nas últimas décadas, o país desenvolveu tecnologias tropicais amigas ao ambiente, como o sistema de plantio direto e a integração lavoura-pecuária-silvicultura", explica, acrescentando que as políticas públicas devem estimular estes processos.

O diretor acredita que as queimadas e os desmatamentos serão objetos de pressões e embargos comerciais no mercado internacional. "Temos exemplos disso na soja e, mais recentemente, na pecuária", lembra. Na sua opinião, o Brasil deve formar fundos para o pagamento pela manutenção de florestas, além de remunerar os agricultores pela prestação de serviços ambientais. "Com montagens estratégicas inteligentes, o Brasil e os Estados Unidos serão os dois grandes protagonistas do agronegócio mundial", prevê Pinazza.

Tags:
Fonte:
Jornal Entreposto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário