25º Seminário Cooplantio aborda Agrossustentabilidade e Liderança Mundial

Publicado em 30/06/2010 14:34

O 25º Seminário Cooplantio inicia-se hoje, dia 30 de junho em Gramado, na serra gaúcha, com o painel "Agrossustentabilidade e Liderança Mundial" - que também é o tema do evento. Luiz Antonio Pinazza, diretor da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), e Rosemeire dos Santos, superintendente técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) serão os painelistas.
Para Pinazza, o Brasil deve tirar partido do fato de não existir conflito entre agrossustentabilidade e liderança mundial no agronegócio. "Pelo contrário, há uma complementaridade entre eles", frisa. "Nas últimas décadas, o país desenvolveu tecnologias tropicais amigas ao ambiente, como o sistema de plantio direto e a integração lavoura-pecuária-silvicultura", explica, acrescentando que as políticas públicas devem estimular estes processos.

O diretor acredita que as queimadas e os desmatamentos serão objetos de pressões e embargos comerciais no mercado internacional. "Temos exemplos disso na soja e, mais recentemente, na pecuária", lembra. Na sua opinião, o Brasil deve formar fundos para o pagamento pela manutenção de florestas, além de remunerar os agricultores pela prestação de serviços ambientais. "Com montagens estratégicas inteligentes, o Brasil e os Estados Unidos serão os dois grandes protagonistas do agronegócio mundial", prevê Pinazza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal Entreposto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário