Mais Alimentos vende 30 mil tratores e dinamiza indústria de maquinário agrícola

Publicado em 01/07/2010 08:25
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, destacou a importância do Programa Mais Alimentos na modernização da agricultura familiar e na sustentação da produção de maquinário agrícola da indústria metal mecânica ao registrar a comercialização de mais de 30 mil tratores em apenas dois anos de existância do Programa. "Para efeito de comparação, em dez anos, de 1996 a 2006, foram comercializados em torno de sete mil tratores. Em dois anos de existência do Mais Alimentos, foram mais de 30 mil tratores, o que demonstra o impacto do Programa no processo de modernização e dinamização deste setor".

A declaração de Cassel foi feita nesta quarta-feira, 30, durante cerimônia de entrega do trator de número 6.000 da New Holland, comercializado por meio do Programa. Na sede da empresa, em Curitiba, o ministro ressaltou ainda que nestes dois anos o Programa foi responsável pela aceleração da modernização das propriedades familiares, o que resulta num aumento da produção de alimentos. "Nossa meta inicial era produzir nos primeiros três anos do Programa cerca de 18 milhões de toneladas de produtos. Só no primeiro ano foram 7,8 milhões de toneladas, o que demonstra a grande capacidade deste setor para a atividade econômica", destacou.

O presidente da Case New Holland no Brasil, Valentino Rizzioli, ressaltou que o Programa Mais Alimentos foi o responsável pela manutenção dos empregos e da fábrica da New Holland de Curitiba em atividade, durante o periodo da crise econômica internacional de 2008. "Os benefícios do Programa não se apresentam somente no campo com a qualificação das propriedades, mas foi importante também para o setor indústria. Sustentou nossa atividade no periodo da crise", afirmou Rizzioli durante a solenidade.

De cada 100 tratores comercializados no Brasil durante o ano de 2009, 38 deles vieram do Programa Mais Alimentos, que destina-se a modernizar unidades produtivas da agricultura familiar. A empresa New Holland fabrica tratores adaptados à realidade da agricultura familiar (equipamentos mais compactos) desde o início do Programa.
O ministro ressaltou também que o Mais Alimentos foi responsável pela aquisição de mais de 10 mil resfriadores de leite e 500 caminhões (que passou a integrar a linha de financiamento somente há seis meses). "O conjunto de negócios já ultrapassa mais de R$ 3 bilhoes de reais e mais de 70 mil operações foram realizadas nestes dois anos", completou. Cassel disse que o Mais Alimentos oferece mais de 3 mil itens e passou a ser um Programa permanente de crédiito aprovado pelo Conselho Monetário Nacional. "É uma demonstração da capacidade produtiva da agricultura familiar, que está num processo acelerado de dinamização e modernização", comemorou Cassel. "Estamos vivendo um momento especial neste País, que voltou a crescer e a se desenvolver em todos os ramos da economia", completou.

Após a cerimônia, o ministro almoçou no refeitório da empresa New Holland com os diretores. Em seguida, participou da solenidade de inauguração da nova fábrica de motores da Fiat, que vai produzir motores de veículos do tipo "midsize", onde também serão fabricados motores para tratores voltados para a agricultura familiar. No final do dia, o ministro participou da solenidade de 15 anos da existência do sistema CRESOL/Bsser, voltado para o financiemento e o incentivo à atividade do cooperativismo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Portal do Min. Do Des. Agrário

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário