Em nota, Monsanto afirma que oferece os dois tipos de sementes
Anualmente a Monsanto investe valores significativos em suas unidades de pesquisa espalhadas pelo país, de norte a sul, de leste a oeste. A expressiva maioria dos sojicultores brasileiros utiliza a soja RR. Prova disso é a crescente utilização da tecnologia RR na área de plantio de soja no Brasil. Segundo pesquisa Kleffmann – Soja Safra 09/10, agricultores que representam 88% da área plantada do Brasil são usuários da tecnologia RR, seja na totalidade ou em parte da área plantada.
Além de cultivar a soja RR, a expressiva maioria dos agricultores brasileiros revelou, em pesquisas de mercado, que sua prioridade com relação à decisão de plantio de soja é cultivar de “alta produtividade contendo a tecnologia RR”, em função da eficácia e conveniência dessa tecnologia. Por esses motivos, várias empresas de melhoramento genético que atuam no Brasil, além da Monsoy, utilizam a tecnologia RR em sua plataforma de pesquisa e melhoramento genético. Como resultado desse investimento, na última safra foram lançadas no Brasil 39 variedades de soja contendo a tecnologia RR por 10 relevantes empresas de pesquisa.
Os registros de novas variedades com a tecnologia RR no Serviço Nacional de Proteção a Cultivares vêm crescendo (https://extranet.agricultura.gov.br/php/proton/cultivarweb/cultivares_protegidas.php) e o número total de variedades RR disponíveis no mercado brasileiro chega a 197, de forma que todas as regiões sojícolas do país têm, atualmente, uma vasta gama de variedades contendo esta tecnologia, que são ofertadas pelas diversas empresas de pesquisa que atuam no país, incluindo a Embrapa. Além disso, o número de cultivares convencionais é de 278, sendo a Monsoy líder deste mercado.
A Monsoy, marca responsável pela produção e comercialização de sementes certificadas de soja que pertence à Monsanto, considera de extrema importância incentivar a obtenção de novas cultivares de soja, sejam elas convencionais ou que contenham a tecnologia Roundup Ready (RR), elevando, desta forma, as opções do agricultor.
A utilização de cultivares convencionais vem diminuindo em função da preferência do agricultor. As empresas de melhoramento genético que atuam no mercado brasileiro com variedades RR vêm obtendo expressivo sucesso. Para atender à demanda dos agricultores, a Monsoy lançou, na safra passada, um programa de marketing aos produtores de sementes, cuja adesão é voluntária, para elevar a disponibilidade de sementes RR no mercado de sementes de soja.
Nesse sentido, a Monsoy não exige exclusividade dos produtores de sementes. Eles são livres para escolher as cultivares para sua produção, contendo ou não a tecnologia RR, e provenientes das mais diversas empresas de melhoramento genético.
Paralelamente à consolidação da tecnologia RR no mercado, pesquisas mostram que a Monsoy, em parceria com os produtores de sementes, é a empresa que mais disponibiliza sementes convencionais ao mercado, em demonstração do respeito à liberdade de escolha do agricultor.
Finalmente, o mercado brasileiro de sementes de soja é extremamente competitivo e possui diversos fornecedores. A maior parte da demanda de sementes de soja, no Brasil, é suprida pelos concorrentes da Monsoy.