Sistema eletrônico pode contribuir no mapeamento de uso de agrotóxicos

Publicado em 26/07/2010 08:16
Desde a última segunda-feira (19) está em funcionamento em todo o Estado  o Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Paraná (Siagro). Este novo sistema monitora eletronicamente o comércio e a venda de agrotóxicos em todo o território estadual, permitindo maior agilidade na busca por informações a respeito da venda dos produtos. A partir de agora, todas as informações de receitas para compra de agrotóxicos emitidas para os produtores, deverão ser enviadas eletronicamente para a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

De acordo com Eduardo Portelinha, da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da regional da Seab, com este novo sistema é possível facilitar a busca por informações, além de auxiliar o Estado na formulação de políticas públicas de combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras. “Primeiro que o grande volume de receitas ocupava um grande espaço, agora, com tudo informatizado, é até mais fácil achar dados quando se realiza uma pesquisa. O Siagro também pode servir de instrumento para verificar quais as regiões que mais utilizam agrotóxicos e ajudar o poder público a formular, assim, políticas públicas para combater o uso do produto”, completa Portelinha.

Monitoramento

Os dados das informações das receitas estão disponíveis no Defis (Departamento de Fiscalização e de Defesa Agropecuária), onde será feito o monitoramento do comércio. De agora em diante, toda semana os comerciantes de agrotóxicos estão obrigados a enviar as informações referentes às quantidades comercializadas na semana anterior. Segundo informou Portelinha, anteriormente eram necessárias quatro vias quando da compra de um agrotóxico (produtor, técnico agrícola, agroveterinária e Seab). Agora, serão necessárias apenas duas: uma para o produtor e outra para a agroveterinária.

O sistema estava previsto para entrar em vigor em abril, mas foi prorrogado a pedido da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). A entidade solicitou um período para adequação ao novo sistema, que foi desenvolvido em parceria pela Secretaria da Agricultura, Celepar e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). O pedido foi feito por que alguns associados da Organização não concluíram a conversão dos seus sistemas em tempo hábil.

Segundo publicação da Agência Estadual de Notícias, atualmente são emitidos a cada ano cerca de 3 milhões de receitas, com a utilização de 80 mil toneladas junto à agricultura paranaense. Com esse novo banco de dados, o monitoramento será mais ágil e eficiente, possibilitando um gerenciamento eletrônico do que está sendo usado em campo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aqui Sudoeste

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário