Maior evento de Zootecnia do país reúne três mil pessoas em Salvador

Publicado em 28/07/2010 13:06

“Empreendedorismo e Progresso Científicos na Zootecnia Brasileira de Vanguarda”. Esse é o tema da 47ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, iniciada ontem (27), no hotel Bahia Othon Palace em Salvador. A abertura do evento, que segue até sexta (30) e reúne mais de três mil inscritos na capital baiana, contou com a presença do ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, do secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles e do presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Ronaldo Oliveira, além de outras autoridades.

Durante a 47ª edição da reunião os conferencistas terão acesso à apresentação de 2,5 mil trabalhos científicos e ao 1º Fórum de Coordenadores de Pós Graduação, que ocorre simultaneamente ao evento, sediado pela terceira vez em Salvador. Também é possível obter informações do evento pela internet através do site www.reuniaosbz.com.br/  que já recebeu mais de 58 mil acessos de 63 países, interessados nas discussões ligadas à reprodução, ao desenvolvimento genético e à nutrição dos animais.

“O futuro da Zootecnia é promissor porque há uma necessidade da garantia de alimentos e de criar um novo sistema de produção de energia limpa”, enfatizou o ministro da Pesca e Aqüicultura Altemir Gregolin. “Nesse sentido, o setor tem um papel estratégico que, aliado às condições ambientais e climáticas invejáveis do Brasil, só pode obter sucesso em qualquer atividade do agronegócio”, assinalou o ministro durante a abertura do maior encontro técnico de Zootecnia do país.

Para o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a matriz produtiva da agropecuária baiana é bastante diversificada, favorecendo as atividades relacionadas à Zootecnia. “Temos potencial, temos mercado e temos políticas públicas estruturantes que dão segurança e perspectivas de crescimento ao setor”, enfatizou Salles.

Durante a abertura oficial do evento, o presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia e coordenador do curso de Zootecnia da UFBA, Ronaldo Lopes Oliveira, destacou outros temas que serão discutidos na 47ª Reunião Anual SBZ como Tecnologia de Rações, Gestão em Produção Animal e Agronegócio, Reprodução Animal, Animais de Companhia, dentre outros. “A ciência e a tecnologia precisam entrar definitivamente nas discussões sobre a cadeia animal, unindo as ações de pesquisa, defesa e extensão agropecuária no universo da Zootecnia”, ressaltou Oliveira, lembrando realização deste evento em Salvador reflete o bom momento da produtividade animal no estado, além do crescimento da produção científica.

Ainda na abertura da Reunião Anual, a SBZ homenageou diversos profissionais pela atuação no setor e pelo estímulo à produção de conhecimento ao longo dos anos. O Prêmio Sociedade Brasileira de Zootecnia foi dedicado ao Doutor Domício do Nascimento Júnior. Homenagem especial da SBZ foi dada aos professores José Brandão Fonseca e Gilberto Gonçalves Leite. Já o Prêmio Otávio Domingues foi entregue a Caroline de Lima pela melhor dissertação de Mestrado e a Ricardo Kazama pela melhor tese de Doutorado, com Menção Honrosa para Leandro Batista Costa.

O Prêmio Geraldo Gonçalves Carneiro, criado para destacar o melhor artigo científico publicado, foi dado a Maria Esperança Cortez, com Menção Honrosa para Edênio Detman. Já o Prêmio Ismael Leal Barreto foi dedicado a Vítor Guarda pelo melhor resumo científico, apresentado na edição 2009 da Reunião Anual da SBZ.


 

Fonte: Agripress

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indústria de máquinas e equipamentos tem queda de 27% na receita em março
Motor remanufatutado em máquinas agrícolas é alternativa de economia para o produtor rural
Área plantada com beterraba sacarina cresce na UE, mas doença ameaça lavoura
Bionematicidas movimentam mercado bilionário no Brasil
Vale e Caterpillar assinam acordo para testar caminhões elétricos e estudar etanol