Produtores mantêm contas sob controle em busca de melhor renda

Publicado em 30/07/2010 07:38
Gestão eficiente de gastos e investimentos é tão importante quanto ferramentas tecnológicas na produção
Contabilidade, administração, planejamento, gestão e eficiência. Enganou-se quem achava que essas eram palavras típicas das empresas da cidade grande. Com a rentabilidade prejudicada pelas constantes quedas nas margens de lucro, aumento no custo dos insumos e a incerteza no valor das commodities, a saída para os produtores rurais é o planejamento cuidadoso de todas as etapas do negócio. A gestão eficiente das contas e dos investimentos é tão importante como as ferramentas tecnológicas que garantem produção farta e qualidade.

Importante, mas nunca simples. O pesquisador em socioeconomia da Embrapa Soja, Joelcio Lazzarotto, afirma que a gestão do agronegócio é um dos principais gargalos do segmento. Segundo ele, ainda é difícil para o administrador rural saber exatamente quanto custa e por quanto deve vender seu produto. Há falta de planejamento na relação entre custos e receitas.

– Propriedade rural eficiente não tem somente produção, mas também alto rendimento, que se obtém com excelência técnica aliada a um desempenho financeiro positivo – destaca Lazzarotto.

Neste ano, um grupo de produtores de arroz do Estado deixou de vender a produção por R$ 33 a saca, por acreditar em preços melhores. Os preços não vieram e eles terão de aceitar R$ 26 para não perder o trabalho. Casos como esse são, enumera o diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Valmir Menezes, exemplos típicos de problemas na gestão e no planejamento da safra. Sem metas a cumprir e com o total de custos indefinido, fica impossível planejar uma venda rentável. Menezes comenta que a gestão começa com os custos e vai até a comercialização.

Na Estância Warlene, as estratégias fazem parte do trabalho diário. Ângelo Dovigi Filho, 33 anos, planta há quatro e alia os conhecimentos adquiridos com o pai, arrozeiro há mais de cinco décadas, com os ensinamentos obtidos na faculdade de agronomia e na pós-graduação em administração rural.

Enquanto muitos produtores deixam para preparar o solo pouco antes de semear, Dovigi iniciou os trabalhos com a terra em abril. Cerca de 60% dos 580 hectares já estão preparados para a próxima semeadura. Todo o esforço é para estar com a área pronta em setembro, considerada melhor época para o plantio, e ter os gastos sob controle.

– Plantar cedo é um dos principais artifícios para se obter boa produtividade – destaca o arrozeiro, que neste ano colheu 7,2 toneladas por hectare.

Gerir o negócio de forma planejada e profissional não é um luxo para poucos. Para Angelo Aguinaga, técnico da gerência de agronegócio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul, uma das alternativas para os agricultores familiares pode estar nos associativismo. Compras cooperativadas de insumos, estratégias coletivas de venda e compartilhamento das ferramentas de gestão e capacitação oferecem às pequenas propriedades uma eficiência que não teriam se estivessem isoladas.

– O cooperativismo, tão praticado no Rio Grande do Sul, precisa se espalhar como cultura para todo o país – ensina o diretor da Associação Brasileira de Agribusiness, Luiz Antônio Pinazza, lembrando que não é necessário ter uma gestão sofisticada, com softwares ultramodernos, para calcular os números da pequena propriedade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário